A entrevista do doutor Élcio – Contexto, por Neivo A T Fabris. Coluna da edição de 14/02/2025.

A entrevista do doutor Élcio – Contexto, por Neivo A T Fabris. Coluna da edição de 14/02/2025.

A entrevista do doutor Élcio

O acidente doméstico que vitimou o médico Élcio Arlindo Dallastra na manhã de domingo (09) continua a causar comoção. O profissional tinha 54 anos e estava no auge da carreira. Casado com a enfermeira Letícia, era pai de três filhas, todas nascidas em Estação, sua terra natal. A edição do jornal A Folha Regional do dia 18 de outubro de 2013, especial ao Dia do Médico, apresentou aos leitores uma entrevista de página com o doutor Élcio, na época com 43 anos. Como não podia deixar de ser, falou com carinho dos pais Arlindo e Elidia Dalastra, e da irmã Viviane. Sobre sua formação escolar, destacou a passagem pelo Colégio Marista Cristo Rei, numa das últimas turmas do técnico em contabilidade.
II
Quando tinha sete anos a família foi residir em Viamão, e no período em que viveu na região metropolitana o pai foi o administrador do Bar e Restaurante Van Gogh. Na entrevista concedida no consultório junto ao Hospital Santo Antônio, revelou que entre os habitués do mais emblemático estabelecimento da boemia porto-alegrense, que fechou as portas no ano passado, conheceu escritores, artistas e jornalistas, dentre os quais Lauro Quadros e Paulo Santana. A graduação em Medicina, concluída no ano de 2000, foi na Universidade Federal de Rio Grande. Na Santa Casa de Rio Grande realizou a Residência Médica em Cirurgia Geral.
III
Habilitado a exercer a profissão escolhida na infância, se estabeleceu na cidade de Foz do Iguaçu. Na leitura da entrevista, publicada há pouco mais de onze anos, há muitas revelações, como o convite feito pelo colega e amigo Camões Luís Tagliari para se juntar ao corpo clínico da casa de saúde de Estação. De comum acordo com a esposa, o casal se mudou para o RS. Desde então criou laços de amizade e apreço com os pacientes atendidos ao longo de duas décadas. Ao responder a última pergunta da entrevista revelou a paixão pelo aquarismo, criação de peixes em ambientes controlados. E, ainda, sobre a jardinagem, os livros e o cinema, fechando o rol dos hobbys.  

Curtas

# Os pedidos de providências feitos por vereadores da Câmara de Getúlio Vargas na primeira sessão ordinária de 2025 foram pautados pela assessoria de imprensa da casa legislativa.
# As matérias foram enviadas aos veículos da imprensa local, que foram replicadas ao longo da semana.
# Dentre elas, a de maior repercussão, com comentários e compartilhamentos nas redes sociais, o pedido para calçamento de ruas nos bairros XV de Novembro e Navegantes.
# A proposta foi do vereador Jorge Volmar dos Santos (MDB), justamente na sua sessão de estreia no Legislativo getuliense.
# O vereador Aurinha, da bancada de oposição, foi eleito com 421 votos, fez a campanha de bicicleta e foi o quinto mais votado.
# O início do ano letivo dos mais de 700 mil estudantes da rede pública estadual, programado para segunda-feira (10), foi cancelado por determinação da Justiça.
# O imbróglio entre a Seduc e o Cpers-Sindicato, autor da ação que arguiu as altas temperaturas que assolam o RS, chegou ao fim na quinta-feira (13).
# Também na segunda-feira foi realizada, em Brasília, a solenidade de entrega do Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização.
# Representantes das Secretarias de Educação de 4.177 municípios, bem como das 27 unidades da federação e do Distrito Federal, participaram da solenidade.
# A Secretaria de Educação de Estação conquistou o Ouro, juntamente com outros 98 municípios do Rio Grande do Sul.
# Dos 32 municípios da Amau também foram agraciados com o grau Ouro as Secretarias de Educação de Áurea, Centenário, Entre Rios do Sul, São João da Urtiga e São Valentim.
# Dos quase cem municípios gaúchos que obtiveram o Ouro, o de Estação ficou entre os 21 a alcançar a nota máxima.

# A professora Marcele Anversa Lima, secretária de Educação, representou os professores municipais de Estação e recebeu a distinção durante a solenidade realizada em Brasília.

Dito & Feito:
A estiagem que assola o RS projeta quebra na safra de verão. No município de Floriano Peixoto está sendo feito o monitoramento e o levantamento do quadro da estiagem. A decisão foi tomada na terça-feira (11) durante reunião de trabalho do prefeito Jair Ostrowski (MDB) com o secretário da Agricultura e o representante da Emater, Eleandro e Vilmar Tonello, respectivamente. Com o resultado dos estudos,
que incluem os dados econômicos e os danos sociais, será possível elaborar o decreto de situação de emergência. Outra reunião para

tratar do assunto, com a Defesa Civil, Assistência Social, entidades e instituições financeiras, está programada para esta sexta-feira (14).