Alunos da Escola da URI são premiados em Concurso de Redação

Alunos da Escola da URI são premiados em Concurso de Redação
Estudantes da Escola da Uri premiados em concurso de redação.

Em uma iniciativa que une educação e conscientização, nove alunos dos primeiros anos do Ensino Médio da Escola Básica da URI foram premiados no Concurso Interno de Redação. A competição, parte do projeto PREVDROGAS, abordou o tema Desafios da Prevenção do uso do cigarro eletrônico e afins, uma questão de crescente relevância para a saúde pública.

As redações foram desenvolvidas durante as aulas da professora Vanessa Collet, envolvendo um total de 85 estudantes. O concurso teve como objetivo principal estimular a reflexão e o pensamento crítico dos jovens sobre os riscos associados ao uso dos dispositivos eletrônicos para fumar.

Segundo a professora Fernanda Dal’Maso Camera, coordenadora do Programa PREVDROGAS na escola, a promoção de atividades educativas como esta é uma estratégia fundamental para o fortalecimento das ações de prevenção ao consumo de substâncias psicoativas. "Essa iniciativa estimula o interesse dos jovens pela pesquisa e pela reflexão crítica, favorecendo a construção de conhecimentos sobre os riscos e impactos do consumo de produtos derivados do tabaco", afirmou a coordenadora. "Além disso, contribui para o desenvolvimento de habilidades de expressão escrita e argumentação, ao mesmo tempo em que aproxima a universidade da comunidade escolar, potencializando o papel social da instituição na formação cidadã e na promoção de hábitos de vida saudáveis", conclui

A premiação dos nove estudantes destaca não apenas a qualidade da argumentação e da escrita, mas também o engajamento da nova geração com temas complexos e atuais. O sucesso do concurso reflete o comprometimento da Escola Básica da URI em proporcionar uma formação integral, que transcende o conteúdo curricular tradicional e prepara os alunos para os desafios da vida contemporânea.

O projeto PREVDROGAS continua a ser uma ferramenta vital na comunidade escolar, promovendo o diálogo e oferecendo informações que capacitam os jovens a fazerem escolhas conscientes e saudáveis, reforçando o papel da educação como principal pilar na prevenção.  Os alunos premiados são: Bruna Luiza Kammler, Mariana Coghetto Baccin, Isabella Olszewski Biesek, Laura Moratelli, Laura Barbieri, Sofia Marques Bonato, Pietro Menegasso Baú, Manoela Patussi Botton e Júlia Bernardon Incerti.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA URI