Dia do Patrimônio Cultural - Estação, Getúlio Vargas, Erebango e Sertão com programação especial

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o Dia do Patrimônio Cultural contou com a adesão de mais de 400 entidades e acontece em mais de uma centena de municípios. Na região, o Instituto Dalacorte e o Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas, a Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo de Estação, a administração municipal de Erebango e os Empreendedores do Agroturismo de Sertão tem programação para celebrar a efeméride.
Estação promove uma Noite de Cultura e Tradição
Para celebrar o Dia do Patrimônio Cultural a Secretaria Municipal da Cultura, Desporto e Turismo reuniu a comunidade para uma programação especial.
As portas do Centro Esportivo Municipal André Luís da Silva se abriram na noite de ontem (14) para uma noite memorável. O público aplaudiu a apresentação da estudante Teresa, 1ª Prenda pré-mirim do CTG Tropilha da Serra. De igual modo, o Coral Cantares Kids e a invernada do CTG Tropilha da Serra.
Na sequência o Grupo UEBA, de Caxias do Sul, subiu ao palco para apresentar o espetáculo “Fábulas do Sul”.
Getúlio Vargas
O Instituto Dalacorte, criado no ano de 2022 em Getúlio Vargas para acolher e manter a coleção Dalacorte de Artes Visuais, que vem sendo construída ao longo destas três últimas décadas, começa de forma gradual a cumprir sua missão nesta semana instituída pelo estado do RS como o Dia do Patrimônio Cultural. Engajado no evento que acontece neste sábado (16) e domingo (17), o Instituto oportuniza o acesso aos visitantes de Getúlio Vargas e região que podem conhecer e ter contato com parte deste acervo formado por mais de 1.500 obras.
Não há necessidade de agendamento prévio e as visitas “Na Casa da Coleção” podem ser feitas nos dois dias, das 09h às 17h, na Rua Alexandre Bramatti, nº 920.
O Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas, que neste ano completou 30 anos, preparou uma atividade especial para o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Ela será realizada neste sábado (16), com início às 14 horas, em frente a Biblioteca Pública Municipal.
O público será conduzido ao Passeio Cultural pelo Centro Histórico de Getúlio Vargas. O roteiro guiado inclui a Praça Flores da Cunha, os prédios edificados nos diferentes estilos na primeira metade do século passado e na Igreja Matriz Imaculada Conceição. O passeio deverá durar aproximadamente 70 minutos e vai encerrar na “Casa da Coleção”, evento oferecido pelo Instituto Dalacorte.
Erebango
Em Erebango o Dia do Patrimônio Cultural será realizado na terça-feira (19). Com o tema “Memória que nos moldam”, o encontro vai reunir a comunidade numa roda de conversa no lado da Estação Ferroviária a partir das 19 horas.
Dentre os objetivos a troca e reflexões sobre as histórias e os relatos que construíram a identidade cultural desde os primórdios do município.
Sertão
Em Sertão o Dia do Patrimônio Cultural é promovido pelos Empreendedores do Agroturismo. O evento será realizado no dia 23 de agosto, com início programado para às 14 horas.
Os inscritos vão participar da Caminhada Histórica e Cultural que terá como tema o livro A Maldição do Padre, de autoria de Camilo Simon. A caminhada terá um percurso de 4,5 km, considerada uma trilha leve. O roteiro será guiado com intervalos para contação de histórias.
A concentração e largada será realizada às 14 horas em frente a Casa do Artesão.
Comentários (0)