Estância da Gruta conquista grandes campeonatos Montana da Expofeira de Pelotas

Estância da Gruta conquista grandes campeonatos Montana da Expofeira de Pelotas
Crédito da Foto: Edu Rickes
Aliando fenótipo a um mix de dados genéticos que atestam superioridade em produção e qualidade de carcaça, foram escolhidos na tarde desta terça-feira (7/10) os grandes campões Montana da Expofeira de Pelotas. A Estância da Gruta, de Capão do Leão (RS), foi a grande vencedora do julgamento realizado no Parque da Associação Rural de Pelotas. A vitória veio com o trio do box 3 com os touros Ashley da Gruta 2378, Apache da Gruta 2523 e Agar da Gruta 2756. O título de Reservado Grande Campeão foi para o trio do box 8: Acer da Gruta 2416, Atlas da Gruta 2426 e Albatroz da Gruta 2714. Segundo a jurada Elizabeth Cirne-Lima, a escolha foi difícil e decidida com atenção à régua de DEPs. “Foi difícil porque o Montana é um produto de diferentes raças e com características diferentes. Separei os lotes que mais me agradavam e depois a definição veio olhando para os dados”, disse a pecuarista que foi assessorada pela zootecnista e responsável técnica da Associação Montana, Gabriela Giacomini.

Na premiação individual, o touro Abade da Gruta, de tatuagem 2652 (lote 9), sagrou-se Grande Campeão. O touro Armani da Gruta, tatuagem 2754 (lote 5) foi o Reservado Grande Campeão. Os animais premiados estarão à venda na noite desta terça-feira (07/10), durante o 27º Leilão Montana da Gruta, que ocorre a partir das 19h e também terá transmissão pelo Lance Rural.

Segundo a criadora e proprietária da Gruta, Anna Luiza Sampaio, os animais estão muito bem preparados e chegaram para a Expofeira em excelente acabamento. “Dos animais apresentados na feira, 96% são superprecoces. Trouxemos para a mostra o que temos de melhor: reprodutores prontos para o trabalho”.