Getúlio Vargas deverá ter apenas dois candidatos a prefeito! / Coluna Contexto, por Neivo A T Fabris

Getúlio Vargas deverá ter apenas dois candidatos a prefeito!
O PL de Getúlio Vargas foi o primeiro partido a oficializar os candidatos a prefeito e vereador. Na convenção, realizada na noite de segunda-feira (29), os liberais aclamaram a candidatura de Pedro Paulo Prezzotto a prefeito. De igual modo, de sete candidatos e três candidatas a vereança. Estrategicamente, o partido, presidido por Júlio César dos Santos, deixou em aberto o candidato a vice-prefeito a ser indicado por uma das legendas que venham a se coligar na majoritária. Como as convenções do Progressista e do União Brasil e também de outras legendas menores no âmbito municipal ainda serão realizadas, não está descartada adesão à candidatura de Prezzotto e a indicação do vice.
II
Como quatro dos cinco integrantes da bancada do PP na Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas são pré-candidatos à reeleição, os convencionais devem escolher, no máximo, outros seis candidatos ou candidatas, já que dez é o limite. A convenção do PP, presidido por Lucas Serafini, será realizada na noite desta sexta-feira (02), na Câmara de Vereadores. Para a majoritária, os dirigentes do Progressista já anunciaram o vereador Dinarte Afonso Tagliari Farias como pré-candidato a vice-prefeito. Nem o mais arguto observador pode adiantar se o vereador Dinarte será companheiro de chapa do atual vice-prefeito Elgido Pasa, natural candidato à sucessão de Mauricio Soligo, ou de Pedro Paulo Prezzotto, numa coligação PL/PP. O nó-górdio só deverá ser desatado às 23h30min deste dia dois de agosto, quando encerrar a convenção do Progressista.
III
O MDB de Getúlio Vargas reuniu seus dirigentes e os pré-candidatos, na tarde de quarta-feira (31), para alinhavar a convenção que acontece neste sábado (03). Dos três pré-candidatos a prefeito, dois vão se apresentar aos convencionais: Deliane Assunção Ponzi e Daniel Durante. A ex-vereadora enviou, na sexta-feira (26), uma respeitosa missiva a Ivanir Pereira, presidente da executiva do partido, informando a desistência de disputar a majoritária e se colocando à disposição para a eleição proporcional. No final de semana, pressionada pelas mulheres do MDB, Deliane voltou atrás.
IV
No início da manhã de quinta-feira (01), prazo final para o registro de chapas majoritária do MDB, duas inscrições foram entregues oficialmente a Ivanir Pereira e Flávio Dalla Costa, integrantes da executiva. Os convencionais vão decidir entre a candidatura das chapas formadas por Deliane Assunção Ponzi a prefeita e Vânia Moraski Sielski a vice-prefeita, e Daniel Durante a prefeito e Aldino Beledelli a vice-prefeito. O União Brasil e o PT também realizam suas convenções no sábado (03). Ambas as agremiações haviam anunciado o nome dos seus pré-candidatos a prefeito, mas, ao que parece, estão observando a movimentação das peças do tabuleiro político. Certo mesmo é que ambos vão disputar a eleição proporcional.
Curtas
# A bancada do MDB apresentou, na sessão realizada na noite de quinta-feira (01), projeto de lei que denomina de Rua Ignácio Dall’Agnol a Rua B do Loteamento Vale do Sol, no Bairro Consoladora.
# Ex-presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas e prefeito entre 1973-1977, Ignácio Dall’Agnol faleceu no dia 28 de junho, na Barra do Garça (MT), aos 95 anos.
# O homenageado era casado com Angelina Petroli, pais de Maria Beatriz Vanzo, Jussara Franklin da Silva, Maria Josiane e Fabiano Dall’Agnol.
# Na mesma sessão, a vereadora Ivonete Delfino (PP) teve aprovada a indicação para que o Executivo promova um mês de comemoração chamado de “Pascoa em Família”.
# A vereadora assumiu a vaga do colega Domingo Borges de Oliveira, que reassume na segunda-feira (05).
# Anderson Franklin da Silva também participou da sessão no lugar da colega vereadora Inês Aparecida Borba, que está de licença.
# O ex-prefeito Pedro Paulo Prezzotto precisou ser internado, nesta semana, no Hospital São Roque, e se recupera de uma pneumonia.
# A convenção do MDB de Estação confirmou a coligação com o PL e oficializou o vereador Ramires dos Santos candidato a vice-prefeito de José Carlos Tonin (PL).
# A convenção do PL foi realizada no dia 20 de julho, com a escolha de sete candidatos a vereador e três a vereadora.
# O ex-deputado estadual Gilberto Capoani e o coordenador regional Fito Parenti participaram da convenção do MDB estaçonense.
# O PSDB reúne seus convencionais neste sábado (03) e deverá oficializar a candidatura a reeleição do prefeito Geverson Zimmermann.
# O PP, de Alciones Domingos Conte, vai confirmar seu nome a candidato a reeleição de vice-prefeito na chapa vitoriosa de 2020, que terá também a participação do União Brasil.
# Até o fechamento da coluna, no início da tarde de quinta-feira, apenas 59 candidatos a prefeito e vice-prefeito e de 1.853 candidatos a vereador haviam feito o registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral do RS.
# O TRE/RS atualiza os números a cada 30 minutos e, até então, não havia nenhum registro de candidatos da 70ª Zona Eleitoral.
O ocaso do jornal impresso
A Notícia, de São Luíz Gonzaga, e o jornal Folha da Produção, de Cerro Largo, encerraram suas edições impressas na última sexta-feira (26). O periódico da cidade missioneira foi fundado no ano de 1934, por José Grisolia, e circulou ininterruptamente por noventa anos, parte dele duas vezes por semana, e mais recentemente as sextas-feiras. O semanário Folha de Cerro Largo, de propriedade da mesma empresa jornalística, circulou por mais de meio século. Conheci Joé Grisólia Filho num congresso da Adjori, ocorrido na cidade de Lajeado, no apagar das luzes do século passado. O jornal anfitrião do encontro, O Informativo do Vale, sucumbiu ao digital há mais tempo.
Comentários (0)