Grêmio soma ponto fora de casa contra o Cruzeiro pelo Brasileirão

Grêmio soma ponto fora de casa contra o Cruzeiro pelo Brasileirão
Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Tricolor ficou no 1 a 1 no Mineirão e chegou a 41 pontos na tabela do campeonato

O Grêmio somou um ponto importante fora de casa na 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, às 21h, o Tricolor encarou o Cruzeiro, em Belo Horizonte-MG, no Mineirão. Braithwaite marcou para o Imortal, de letra, e Matheus Pereira fez o gol adversário.

Para o confronto, o técnico Renato Portaluppi escalou sua equipe com a dupla Rodrigo Caio e Jemerson como novidades na zaga. Villasanti, Aravena e Soteldo voltaram a integrar o time titular após retornarem das suas respectivas seleções.

O jogo começou com investidas de ambos os lados, dando o tom de que a partida seria emocionante. As primeiras chances foram da equipe cruzeirense, que chegava com perigo à área gremista. Aos 7 minutos, o primeiro grande lance do Tricolor. Aravena avançou pela esquerda, puxou para o pé direito e chutou, para a defesa de Cássio, que espalmou para o lado.

Na sequência, a resposta do Cruzeiro: William cruzou rasteiro pela direita para Lautaro Díaz, que se esticou todo para o chute, mas a bola explodiu no travessão. Aos 13, mais uma chance da equipe da casa. Após ataque cruzeirense, a bola sobrou para Gabriel Veron bater colocado, para fora.

Aos 18 minutos, o Tricolor deu o troco, dessa vez certeiro. Braithwaite começou a jogada no meio de campo, passou para Aravena, que avançou e encontrou João Pedro na direita. O lateral cruzou rasteiro para o meio da área e o dinamarquês apareceu novamente, mandando de letra para o fundo do gol! Cruzeiro 0 x 1 Grêmio.

Com a vantagem gremista, o Cruzeiro trabalhava em busca do empate. Aos 25, a bola sobrou para Barreal tentar o chute dentro da grande área, mas a bola passou raspando a trave.

As equipes seguiram trabalhando a bola, tentando se aproximar dos seus respectivos ataques. Foi o Grêmio que, aos 37, teve a chance mais clara. Dodi puxou o contra-ataque e passou para Soteldo, que entrou na área e devolveu para o volante. O camisa 17 tentou o chute, mas a bola acabou indo pela linha de fundo.

Aos 41, o Cruzeiro foi efetivo. Matheus Pereira recebeu um grande passe de Veron e chutou de primeira, cruzado, sem chance para o goleiro Marchesín: Cruzeiro 1 x 1 Grêmio.

Após o intervalo, o Grêmio voltou para o segundo tempo com sua primeira modificação: Monsalve entrou no lugar de Cristaldo, em troca de meio-campistas.

Os primeiros minutos da etapa final foram de muita disputa no meio de campo, com ambas as equipes tentando se aproximar das áreas. Aos 15, as jogadas começaram a ser mais efetivas. O Cruzeiro chegou perto, com Lautaro, que subiu sozinho para o cabeceio após lançamento de William, mas mandou para fora.

Aos 22, Marchesín teve que se adiantar para impedir o chute de Veron, que tabelou com Matheus Pereira e chegou cara a cara com o goleiro Tricolor. No minuto seguinte, novas trocas no Grêmio: no ataque, Pavon entrou no lugar de Soteldo, e o meio campo Edenilson entrou no lugar do atacante Aravena.

Aos 24 minutos, no seu primeiro toque na bola, Pavon dominou pela direita e chutou a gol, mas Cássio fez a defesa. E o Grêmio seguia tentando. No minuto seguinte, foi a vez de Edenilson. Ele dominou pela direita e levantou na área para Braithwaite cabecear, mas Cássio defendeu novamente.

Aos 36, o técnico Renato fez suas últimas alterações: entraram o atacante Diego Costa e o meio-campista Pepê para as saídas de Braithwaite e Dodi, das mesmas posições.

Aos 43, o goleiro gremista foi novamente fundamental. William passou para Tevis, que bateu cruzado, mas Marchesín fez a defesa. Os minutos seguintes foram de trocas de passes e investidas das equipes, sem grandes finalizações a gol, mantendo-se o empate até o apito final.

Com o resultado, o Tricolor vai a 41 pontos no campeonato, na 14ª posição na tabela. O próximo duelo do Tricolor será contra o São Paulo, no domingo, 1º de dezembro, às 16h. O jogo acontecerá na Arena do Grêmio, pela 36ª rodada do Brasileirão.