Mais do que necessário – Contexto, por Neivo A T Fabris – coluna da edição de 08 de novembro.

Mais do que necessário – Contexto, por Neivo A T Fabris – coluna da edição de 08 de novembro.

 

Mais do que necessário


Na manhã de segunda-feira (04), o sinal vermelho acendeu no Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso), com o estoque crítico para os sangues dos grupos O negativo e O positivo. Instalado no número 1055 da Rua 7 de Setembro, no centro de Passo Fundo, atende mais de 150 municípios da região Norte do RS, onde vivem cerca de dois dos mais de 11 milhões de gaúchos. Necessário para o atendimento de urgências, cirurgias, tratamento de doenças crônicas e câncer, transplantes de órgãos e socorro a vítimas de acidentes, o sangue é um recurso insubstituível. A doação de sangue é um ato de solidariedade e, acima de tudo, promove a empatia e cooperação, um ato anônimo e que fortalece os laços comunitários.

II - Para atender a demanda são necessários, em média, de 70 a 80 doadores por dia. A informação é de Claudete Mistura Doro, coordenadora-geral do Hemocentro. Ela revela que uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas. As campanhas de doação são recorrentes, e a manutenção dos estoques de sangue e seus derivados atendem as necessidades de pacientes de cerca de meia centena de hospitais. Essencial para múltiplas situações como hemorragias, anemias crônicas, febre amarela e complicações da dengue, para ficar apenas com quatro exemplos, não há um substituto para o sangue.

III - Além das coletas diárias na sede do Hemopasso, sua equipe cumpre, com frequência, roteiros com sua unidade móvel por diferentes cidades da região. Nestas duas semanas que antecedem ao Dia Nacional do Doador de Sangue no Brasil, celebrado a cada 25 de novembro, campanhas e mobilizações estão sendo redobradas. Sua validade é outro fator que reflete na necessidade de constantes doações. O concentrado de hemácias dura 35 dias. Já o concentrado de plaquetas dura somente cinco dias. Congelados a – 30 graus centígrados. O plasma e o crioprecipitado (CRIO) tem validade de um ano. Localizado em frente à Gare, o Hemopasso atende de segunda a sexta-feira entre às oito e 15 horas, sem fechar ao meio-dia e é necessário o agendamento pelo telefone 3311-5555 ou doadorhemopasso@gmail.com

Curtas

# O turismo na região do Alto Uruguai avança a passos largos e se consolida entre os principais destinos do RS.
# Está em curso no Congresso Nacional o projeto que visa institucionalizar e conceder interesse público nacional ao Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos e Região.
# O projeto está sendo elaborado pelos gabinetes dos senadores Jorge Seiff (PL/SC) e Luiz Carlos Heinze (PP/RS) e contam  com o apoio de outros senadores e também de deputados.
# Nesta semana o prefeito Giovan Poganski (PP), de Quatro Irmãos, e Duti Quadros, presidente da comissão do Polo de Turismo, cumpriram agenda na Câmara e no Senado.
# Também integrou a comitiva Sérgio Lerrer, secretário do Polo de Turismo, bem como Ademar Carvalho, integrante da administração municipal.
# As repercussões do ranking das 500 Maiores do Sul, realizado pelo 34º ano pelo Grupo Amanhã, está sendo altamente positiva na região.
# Atrás de Porto Alegre e Caxias do Sul, Erechim é a terceira maior cidade em número de empresas em destaque.
# No setor Alimentos e Bebidas figuram a Olfar S/A na 62ª posição e Peccin S/A na 266ª.
# A Sponchiado Participações S/A na 198ª posição no setor financeiro, e Cavaletti Cadeiras Profissionais na 378ª.
# Nos setores metalurgia, automotivo e agropecuário respectivamente estão Plaxmetal Ind. de Cadeiras Corporativas em 396ª, Triel-HT Ind. e Participações S/A 447ª, e Cropfiel do Brasil S/A na 449ª posição.
# Os destaques foram comemorados pelo prefeito Paulo Polis (MDB), reeleito em seis de outubro, que destacou as ações da administração municipal.
# O gestor citou a Sala de Aceleração de Projetos, o novo Distrito Giácomo Madalozzo.
# Ele revelou que Erechim possui 1.400 CNPJ’s de micro e pequenas empresas, e 10.000 MEIs.
# A Comissão Organizadora da Frinape 2024 anunciou na quarta-feira (06) a transferência da solenidade oficial de abertura da feira.
# Inicialmente marcada para a manhã do dia 15 de novembro, a solenidade de abertura será realizada no dia 18, segunda-feira, às 17 horas.
# A mudança foi motivada pela oportunidade da presença do vice-governador em exercício, Gabriel Souza (MDB), e de autoridades locais e estaduais.
# De acordo com a nota distribuída à imprensa, o presidente executivo da Frinape 2024, Darlan Dalla Roza, destaca que a presença do governador em exercício agrega relevância institucional ao evento.

 

Dito & Feito:

Desde a manhã de segunda-feira (04), o vice-prefeito Alcione Domingos Conte (PP) está à frente do Executivo. A transmissão do cargo pelo prefeito Geverson Zimmermann (PSDB) ocorreu no gabinete, com a presença da equipe de secretários. O prefeito em exercício ficará no cargo até a manhã do dia 24, quando o titular retorna do período de férias.

Dito & Feito II

Após visitar três grandes empresas em Mumbai, a delegação gaúcha, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, seguiu a missão na Índia com uma participação no Invest RS, seminário promovido na terça-feira (05) pelo World Trade Center Mumbai - plataforma de comércio internacional. O evento foi uma oportunidade para tratar das propostas de investimentos no Rio Grande do Sul com o mercado indiano e firmar parcerias. No encontro, a comitiva gaúcha participou de reuniões bilaterais a fim de iniciar relações que possam gerar resultados positivos para o Estado.