Os bastidores das convenções na 70º Zona Eleitoral / Coluna Contexto – por Neivo A T Fabris

Os candidatos nos seis municípios da 70ª Zona Eleitoral
As convenções partidárias que encerraram na segunda-feira (05) oficializaram treze candidatos a prefeito e vice-prefeito nos municípios da 70ª Zona Eleitoral: dois nos municípios de Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto, e três em Sertão. De igual modo 229 candidatos a vereador: Getúlio Vargas 43, Estação 42, Erebango 44, Ipiranga do Sul 30, Floriano Peixoto 29, e Sertão 41 O registro dos candidatos junto à Justiça Eleitoral vai até a próxima quinta-feira (15). Mas após o prazo final, os partidos ainda podem solicitar o registro de candidaturas caso a convenção para a escolha não indique o número máximo permitido, que no caso dos seis municípios é de dez candidatos na proporcional, um a mais do número de vagas nas Câmaras. A substituição de candidatura pode ocorrer em caso de registro indeferido, cassado, cancelado, renúncia ou falecimento. A campanha terá início no dia 16 de agosto e até então todos são pré-candidatos.
Getúlio Vargas
No município que tem o maior colégio eleitoral da 70ª Zona Eleitoral duas candidaturas vão disputar a eleição majoritária. Pedro Paulo Prezzotto será o candidato a prefeito pelo PL, numa coligação com o Progressista que apresentou Dinarte Afonso Tagliari Farias como candidato a vice-prefeito. A outra é a do MDB, com Deliane Assunção Ponzi a prefeita e Vânia Moravski Sielski a vice-prefeita. Essa será a primeira eleição desde o fim do bipartidarismo da Arena e MDB que apenas dois candidatos vão disputar o governo local. Para a Câmara de Vereadores as convenções oficializam 43 candidatos e candidatas: PL (10), PP (9), MDB (9), PT (9), e União Brasil (6). Relação dos candidatos a vereador na página três.
Estação
As convenções do PSDB e do PP aprovaram a candidatura à reeleição do prefeito Geverson Zimmermann (PSDB) e do vice-prefeito Alciones Domingos Conte (PP), na coligação integrada também pelo União Brasil. A coligação formada pelo Partido Liberal e MDB vai disputar a eleição majoritária com José Carlos Tonin (PL) a prefeito e Ramires dos Santos (MDB) a vice-prefeito. Para ocupar uma das nove vagas na Câmara de Vereadores serão 42 candidatos e candidatas: PSDB (08), PP (10), União Brasil (5), PL (10), e MDB (9). ). Relação dos candidatos a vereador na página quatro.
Erebango
Duas candidaturas à majoritária vão disputar a prefeitura de Erebango. O MDB aclamou a candidatura à reeleição a prefeito de Valmor José Tomelero, que terá como candidato a vice-prefeito Diego Schneider (Cidadania). Além do MDB e da Federação PSDB – Cidadania integram a coligação o Progressista e o Republicanos. Com chapa pura o Partido Liberal vai concorrer com Letícia Dallastra à prefeita e Gilberto Marinho a vice-prefeito. Quatro partidos e uma federação, totalizando 44 candidatos, vão disputar a eleição de vereador: MDB (10), Progressista (8), Republicanos (6), PSDB/Cidadania (10), e PL (10). ). Relação dos candidatos a vereador na página cinco.
Ipiranga do Sul
Os convencionais do União Brasil aclamaram a candidatura a reeleição do prefeito Marco Sana e os do Progressista a candidatura de Luciana Folle a vice-prefeita. A coligação à eleição majoritária formada pelo PDT, MDB e PL oficializaram a candidatura de Itacir Francisco Astolfi (PDT) a prefeito e de Valdecir Sartori (PL) a vice-prefeito. Para a eleição proporcional serão 30 candidatos a vereador: União Brasil (10), PP (9), MDB (7), e PL (4). ). Relação dos candidatos a vereador na página oito.
Floriano Peixoto
A coligação formada pelo MDB, PP e União Brasil aprovaram a candidatura de Jair Ostrowski (MDB) a prefeito e de Daiane Leonice Bonetta (PP) a vice-prefeita. Com chapa pura o PT oficializou como candidato a prefeito Clésio Rigo a vice-prefeito Chico Salvador. Vinte e nove candidatos vão disputar as nove vagas para a Câmara de Vereadores: MDB (10), PP (3), União Brasil (9), e PT (7). ). Relação dos candidatos a vereador na página oito.
Sertão
Três candidaturas vão disputar a eleição majoritária no município de Sertão. As convenções do MDB e do União Brasil oficializaram a coligação e as candidaturas de Geovani José Aita a prefeito e Valmir Bocalon a vice-prefeito, respectivamente. A outra coligação, formada pelo Progressista e PDT vai apresentar Paulo Orso (PP) candidato a prefeito e Carlos Bernieri – Peninha (PDT) a vice-prefeito. E o Partido Liberal vai disputar a majoritária com Homero Fochesatto como candidato a prefeito e Fernando Luís de Souza a vice-prefeito. Para as eleições proporcionais vão se apresentar 41 candidatos: MDB (10), PP (10), PL (8), PDT (8), e União Brasil (5). ). Relação dos candidatos a vereador na página oito.
Curtas:
# Pela primeira vez desde sua fundação em Getúlio Vargas no ano de 1985 o PT não terá candidato a prefeito.
# O partido de Dino Giaretta, eleito prefeito em 2000 e reeleito em 2004, vai participar da proporcional na busca do retorno à Câmara de Vereadores.
# O União Brasil, sucedáneo do PTB que fez parte das coligações que elegeram prefeito e vice-prefeito de Getúlio Vargas em 2008, 2012, 2016 e 2020, vai participar do pleito apenas na proporcional.
# Na convenção do MDB, presidido por Ivanir Pereira, duas chapas foram submetidas ao voto.
# As chapas 01, de Deliane Assunção Ponzi a prefeita e Vânia Sielski a vice-prefeita, e 02, de Daniel Durante a prefeito e Aldino Beledelli a vice-prefeito, empataram com 13 votos.
# Para o desempate foi adotado o critério de idade garantindo a vitória da ex. vereadora e presidente do MDB Mulher do Alto Uruguai, que em 2020 foi candidata à vice-prefeita.
# A coligação do PL e Progressista para a chapa majoritária no município de Getúlio Vargas se confirmou.
# Na convenção realizada na noite de sexta-feira (2) o partido presidido por Lucas Serafini selou a coligação e o nome de Dinarte Afonso Tagliari Farias como candidato a vice-prefeito de Pedro Paulo Prezzotto (PL).
# Dos seis municípios da 70ª Zona Eleitoral o Partido Liberal vai disputar a prefeitura de quatro: Getúlio Vargas, Estação, Erebango e Sertão.
# O MDB também concorre com quatro candidatos a prefeito: Getúlio Vargas, Erebango, Sertão e Floriano Peixoto.
# E com um candidato o PSDB em Estação, o União Brasil e o PDT em Ipiranga do Sul, o PP em Sertão, e o PT no município de Floriano Peixoto.
# A formação do PL em Getúlio Vargas foi resultado do empenho de Elói Nardi que iniciou a vida partidária como vereador do PDT, eleito e reeleito inúmeras vezes pelo PDS, PPB e PP.
Comentários (0)