Os pré-candidatos do PL na região - Coluna da edição do dia 19 de abril de 2024 / Neivo A T Fabris.

Os pré-candidatos do PL na região - Coluna da edição do dia 19 de abril de 2024 / Neivo A T Fabris.

Os pré-candidatos do PL na região


O desempenho eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição de 2022 e o número de deputados federais, estaduais e senadores que seu partido elegeu, catapultou o PL como o maior partido nacional. Identificados com o conservadorismo, um dos princípios dominantes do partido presidido por Valdemar Costa Neto, a sigla foi a preferida pela maioria dos vereadores, vice-prefeitos e prefeitos que mudaram de sigla no período da chamada janela partidária. No Rio Grande do Sul, o PL, que é presidido pelo deputado federal Gio-vani Cherini, trabalha para disputar as eleições majoritárias e proporcionais programadas para o dia seis, primeiro domingo de outubro, na maioria dos 497 municípios.

 II


Um dos seis integrantes da bancada do PL na Assembleia Legislativa, o deputado Paparico Bacchi, tem domicílio eleitoral em Erechim e base política na região da Amau e da Amunor. Ex-prefeito de São João da Urtiga e atual vice-presidente do Palácio Farroupilha, Paparico Bacchi e seus assessores vêm promovendo encontros com dirigentes das comissões provisórias municipais do PL e pré-candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Há alguns dias o parlamentar reuniu, na cidade de Estação, correligionários do município e também de Sertão, Erebango e Getúlio Vargas. Na pauta do encontro a análise da conjuntura política, legislação eleitoral e o calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral. De igual modo, a palestra passo-a-passo de como vencer uma eleição.

 III


No encontro, o ex-prefeito de Estação, José Carlos Tonin, anunciou que é pré-candidato pelo PL, numa coligação com o MDB, que deverá confirmar na convecção o nome do vereador Ramires dos Santos como candidato a vice-prefeito. Os vereadores Vilson Luiz Triques, que trocou o PV pelo PL, e Luís Carlos Piccolli, que deixou o PP e se filiou ao PL, confirmaram que são pré-candidatos à reeleição. No vídeo realizado após a palestra e divulgado nas redes sociais também se apresentaram como pré-candidatos a vereador do PL de Estação: José Carlos Spadari, Danieli de Goes, Kevin Conte, Gerson Luís Antoniolli, Prudente, Rosimeri e Jandir. Como pré-candidatos a vereador pelo MDB: Gilvani Montano, Silvana Lang, Jorge Dallastra e Marco Luís Lima.

 IV


No município de Sertão o PL deverá confirmar, em convenção, a candidatura de Homero Forquesato a prefeito e Fernando Luís a vice-prefeito. Letícia Guerra Dallastra também anunciou que é pré-candidata a prefeita de Erebango. Para o Legislativo erebanguense: Jacir Kosloski, Alcides José Pillar, Júnior Camil, Maria Rejane e Jaqueline devem ter os nomes submetidos  à convenção. Para o município de Getúlio Vargas, o mais populoso da 70ª Zona Eleitoral, o partido de Paparico Bacchi tem como pré-candidato a vice-prefeito Darlei Gysi. Como pré-candidatos pelo PL a uma das nove vagas da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas, se apresentaram, até o momento, Alan Marcelo de Andrade, Valdemir Hirt (Alemão) e Anselmo Loss.

 

 

CURTAS

 

# Na sessão da Câmara de Getúlio Vargas, que acontece na noite de hoje, o vereador Gilmar José Zambrzycki (União Brasil) vai apresentar projeto para  denominação de rua.
# Também estará na pauta pedido de providência da vereadora Inês Aparecida Borba (MDB).
# A integrante da bancada da oposição solicita que seja realizado estudo técnico para a pavimentação asfáltica de trecho da Rua Osvaldo Luíz Prezzotto.
# Na sessão, presidida pelo vereador Aquiles Pessoa da Silva (PP), vão ser apresentados, discutidos e votados quatro projetos enviados pelo Executivo.
# O projeto de Lei 036/2024 é um deles, e altera a Lei 5.928/2021 que trata do plano de classificação de cargos públicos municipais.
# Numa rápida consulta nos sites das Câmaras de Vereadores da região, alguns dos vereadores que trocaram de partido ainda são identificados com a sigla pela qual foram eleitos em 2020.
# Na página da Câmara de Estação os vereadores Luís Carlos Picolli e Vilson Luís Triques, que se filiaram ao PL, ainda aparecem como sendo respectivamente do PP e PV.
# Na do Legislativo de Getúlio Vargas aparece como representante da bancada do PTB, a suplente Lisiane Brandalise, ao invés de Gilmar José Zambrzycki (União Brasil), que retornou à casa após entregar o cargo no Executivo.
# Publicação do site do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), no dia oito de abril, informa que a entidade solicitou ao Ministério Público de Getúlio Vargas a investigação da prática ilegal da Medicina.
# De acordo com a nota assinada pela assessoria de imprensa do Cremers, a representação pede a abertura de investigação para apurar fatos divulgados em redes sociais que configuram prática ilegal da profissão.
# O anúncio em questão oferece serviços feitos por esteticistas em instituto de beleza, sem a devida habilitação para realizar os procedimentos.

 

Dito & Feito

 

A deputada Delegada Nadine (PSDB) integra a comitiva formada pelo governo do Estado e Assembleia Legislativa, que ao longo da semana realizou reuniões com investidores, bancos e agências de desenvolvimentos da Itália. A parlamentar acompanhou as agendas iniciadas no sábado (13) em Verona e que terminaram na quarta-feira (17) no Vaticano, com a bênção do Papa Francisco, encerrando os compromissos no país. No registro, a deputada com Renato Mosca, embaixador na sede da representação do Brasil instalada no Palazzo Pamphilli, construído entre 1644 e 1650, localizado na Piazza Navona, em Roma. Na quinta-feira (18) a comitiva, liderada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), visitou a matriz da Stihl, em Waiblingen, na Alemanha. A empresa está instalada no Estado desde 1973 e desenvolve, produz e vende motosserras e roçadeiras, entre outros produtos.