Sutraf trabalha alimentação saudável
Tema é abordado na 5ª etapa do Projeto Mais Saúde
O Sutraf, sede de Getúlio Vargas, realizou a 5ª etapa do Projeto Mais Saúde na Agricultura Familiar. Foi no último dia 07. Nessa etapa, o tema abordado foi “Saúde da mulher e a relação com a alimentação saudável”, ministrado pelos terapeutas Altemir e Rosaura Berti.
O início dos trabalhos foi com um momento de concentração, seguida da reflexão sobre a agricultura orgânica e a saúde humana, tendo tudo a ver com o solo. Os terapeutas frisaram que a alimentação é um dos principais fatores da promoção da saúde. Explanando sobre a tropho-terapia, que é a terapia através da alimentação, eles destacaram que a má alimentação é um dos fatores que mais leva ao adoecimento. “Além de comermos poucos alimentos variados, ainda o que comemos é com muita intoxicação.”
Os terapeutas apresentaram um dado alarmante sobre a ingestão de cerca de 8 litros de agrotóxico por habitante/ano. “Sem contar a água que bebemos, pois foi encontrada água contaminada há 168 mts de profundidade.”
No encontro foram apresentados os benefícios das vitaminas, proteínas, minerais, fibras e aminoácidos presentes nas frutas, verduras, sementes, leguminosas, oleaginosas, carnes e ovos. Eles frisaram a importância de uma dieta variada e balanceada para que o organismo obtenha, nas diferentes fases da vida das mulheres e de forma correta, os nutrientes presentes nos alimentos.
Os terapeutas mostraram a classificação dos alimentos pela energia vital de cada um, frisando que os alimentos biogênicos geram a vida, os bioativos ativam a vida, sendo de alta vitalidade. Ao contrário dos bioestáticos, que diminuem a vida, e os biocidios, que destroem a vida, sendo de baixa vitalidade.
Também foi falado sobre as combinações dos alimentos, que podem ajudar a gerar mais saúde ou trazem malefícios.
No final do encontro foi entregue uma apostila sobre o tema, contendo várias receitas. E a reflexão final: “Que o teu alimento seja o teu remédio, e o teu remédio seja teu alimento.”
Comentários (0)