Vistas de Getúlio Vargas. Contexto, por Neivo A T Fabris / Edição 06/6/2025

Vistas de Getúlio Vargas
Há mais de seis décadas a Foto Balzan produziu e colocou à venda, no seu estúdio instalado na Avenida Borges de Medeiros, uma cartela de cartões postais. Na capa do pacote ou conjunto, formado por uma dezena de fotografias, a indicação “Vistas de Getúlio Vargas”. No ano de 1959 o município promoveu sua primeira grande festa alusiva ao 25º aniversário de emancipação. Para organizar os festejos foi indicada, pela administração do prefeito Otilo Borgmann e do vice-prefeito Ítalo Brasil Pedrollo, uma comissão.
II - No programa das Bodas de Prata, a escolha da Rainha do Município e suas princesas durante o baile de gala realizado no salão do Clube Aliança. O evento social foi documentado pela Tomazoni Filmes. De igual modo, o desfile foi aberto pela corte em carro alegórico, seguido dos demais com representantes de educandários, indústrias, cooperativas, comércio e entidades e associações. O filme dos 25 anos, em 35 mm, integra o acervo do Instituto Histórico e passou por telecinagem.
III - Expoente econômico do norte do RS, o município emancipado em 18 de dezembro de 1934 já era referência na atividade primária. Contava com um pujante comércio e modernas indústrias de alimentos, bebidas, curtimentos, instrumentos musicais, entre outros. A sede, projetada com esmero, cortada por duas largas avenidas e dezenas de ruas. Muitas das casas comerciais e residenciais dos primórdios da colonização, construídas em madeira, contrastavam com as de alvenaria edificadas no entorno da Praça Flores da Cunha.
IV - O envio de cartões postais, um hábito antigo, ainda estava em voga. Além da cartela citada, a Foto Balzan, que hoje ostenta o título de mais antiga casa do ramo, produziu, até o final do século XX, cartões postais com belos registros da cidade. O mesmo com a Foto Central, Madri, Secco, e outras. Os avanços tecnológicos atingiram em cheio o setor. Os cartões ainda são encontrados em cidades turísticas e aeroportos, mas raramente enviados pelo Correio. São lembranças de viagem ou, ainda, incluídos no acervo de colecionadores. Muitas peças, consideradas raras, são leiloadas, e o mercado é vasto, com milhares de páginas na internet.
V - A cartela Vistas de Getúlio Vargas, que dá título à coluna, foi presenteada ao escriba pelo médico Olavo Walter Padaratz. A primeira imagem não poderia ser outra a não ser a da Igreja Matriz Imaculada Conceição, inaugurada no ano de 1950. Na sequência, o Colégio Santa Clara, em linhas modernistas, hoje sede da Unideau. E seguem as outras do conjunto de prédios das ruas Dr. João Carlos Machado e Ir. Gabriel Leão. E, ainda, a Praça Flores da Cunha, o chafariz, a sala de passageiros do Aeroporto e as obras das piscinas do Tênis Clube Getuliense. A contar desta edição, e nas próximas quatro, a reprodução de dois cartões.
Curtas
# Metodologia que avalia a qualidade de vida da população brasileira o Índice de Progresso Social (IPS) foi divulgado na semana que passou.
# O IPS avalia se as pessoas têm o necessário para prosperar, avançando acima das métricas tradicionais, permitindo comparar municípios, estados e regiões.
# A partir das fontes públicas, o IPS é formado por mais de 50 indicadores sociais e ambientais, e se divide em índices para três dimensões do progresso social.
# Dentre os indicadores o acesso a água e saneamento, moradia, conhecimento e informação, saúde e bem estar, meio-ambiente, nutrição, cuidados e médicos básicos.
# No ranking do Indicador de Progresso Social dentre os 497 municípios do RS estão Presidente Lucena (70,07), Picada Café (68,43), Tupandi (68,08), Nova Xingú (67,64), e Capitão (67,58).
# Dos 32 municípios do Alto Uruguai ponteiam os seguintes municípios: Jacutinga (67,57 – 6º no RS e 89º no Brasil), Três Arroios (66,43, 15º no RS e 199º no Brasil).
# E ainda: Estação (65,59 – 32º no RS e 343º no Brasil), Campinas do Sul (65,45 – 42º no RS e 392 no Brasil), e Paulo Bento (46º no RS e 415º no Brasil).
# A posição dos maiores municípios da Amau no IPS: Erechim (64,91 – 56º no RS e 489º no Brasil), e Getúlio Vargas (62,16 – 181º no RS e 1.348º no Brasil).
# Apenas um pedido de providências e um projeto de lei do executivo entraram na pauta da sessão da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas na noite de quarta-feira (04).
# Na primeira, o pedido da vereadora Luana Lanfredi (MDB) para que o executivo substitua a estrutura das pranchas de madeira e manutenção na ponte da Rua Antônio Balbinot.
# Já o projeto de lei é relativo a aditivo ao termo de fomento 03/25 da Ação Social Nossa Senhora da Salete – Lar da Menina.
# A Câmara de Vereadores de Floriano Peixoto realizou a sessão ordinária semanal na noite de quinta-feira (05).
# Na sessão presidida pelo vereador Ilson Luís Giaretta (MDB) foi aprovado o projeto de lei nº 048/25.
# O projeto do executivo prevê a contratação de assistente social com carga horária de 40 horas pelo prazo de doze meses.
# O Grupo Libraga Brandão Supermercados, de Santa Maria, é o novo proprietário da rede de atacarejos Compre Mais, com sede em Passo Fundo.
# O negócio foi revelado pela jornalista Giane Guerra, na sua coluna de Zero Hora de quinta-feira (05), e o valor não foi divulgado.
# Segundo a jornalista da área econômica, o contrato de trabalho dos funcionários das unidades da Compre Mais estão “assegurados”.
# Além de Passo Fundo a Compre Mais tem unidades nas cidades de Lagoa Vermelha, Soledade, Sananduva, e Getúlio Vargas.
Dito & Feito:
A administração do prefeito Valmor José Tomelero (MDB) prestou homenagem nas redes sociais do município ao centenário de nascimento de Maurício Sirotski Sobrinho. O fundador do Grupo RBS, um dos maiores conglomerados de comunicação do Brasil, nasceu em Erebango no dia cinco de junho de 1925. Ao longo de quinta-feira (05) os veículos da empresa jornalística pautou as atividades alusivas à efeméride. Uma estátua foi inaugurada em Porto Alegre pela manhã, quando também foi feito o lançamento de um documentário sobre a trajetória e o legado do empresário.
Comentários (0)