Acadêmicos de Enfermagem da URI realizam visita técnica ao município de Marau

Estudantes do 10º semestre do Curso de Enfermagem da URI (turma 2021), participaram na terça-feira, 23, de uma visita técnica ao município de Marau. O grupo foi acompanhado pelas professoras da disciplina de Estágio Supervisionado em Enfermagem II, Alessandra Suptitz Carneiro e Marciane Kessler.
A atividade teve como principal objetivo conhecer o serviço de excelência em Atenção Primária à Saúde (APS) realizado pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Rita, que há mais de 10 anos conta com a atuação de profissionais vinculados ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, promovido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Passo Fundo.
Na oportunidade, os acadêmicos foram recebidos pela enfermeira Leila Antunes e demais membros da equipe, que promoveram uma roda de conversa a fim de trocar experiências acerca do processo de trabalho desenvolvido no local, com foco nas ferramentas de cuidado e atividades de promoção e prevenção à saúde da comunidade.
Já no período da tarde, os estudantes participaram do “Cine Debate - Saúde Mental em cena: um olhar para o cuidado em rede”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Marau, RMS/UFFS e 6ª Coordenadoria Regional de Saúde. O encontro oportunizou um painel de discussão com o Psiquiatra Ricardo Bicca, a Médica de Saúde da Família Ana Paula Seibert e as Psicólogas Gabriele Ferron e Lori Ane Vargas de Freitas.
Cabe destacar que essa integração entre ensino e serviço foi mediada pela docente Alessandra Suptitz Carneiro, que é egressa da residência multiprofissional, onde concluiu o seu curso de especialização em saúde da família em 2018. A docente destacou: “É uma alegria imensa retornar ao local e poder mostrar aos acadêmicos de Enfermagem da URI Erechim, um processo de trabalho com tamanha excelência, uma vez que se trata de um serviço de referência para a saúde coletiva da região.”
Esse tipo de vivência amplia o olhar dos acadêmicos para as demandas do exercício profissional do enfermeiro no âmbito da saúde coletiva e reforça o compromisso da universidade com uma formação qualificada, ética e comprometida com o cuidado da comunidade.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA URI ERECHIM
Comentários (0)