Consulta Popular 2024 - Votação encerra às 23h50min desta sexta-feira / Ipiranga do Sul - Município está em 2º lugar no Ideb do RS
Consulta Popular 2024 - Votação encerra às 23h50min desta sexta-feira
Na cédula eleitoral são seis propostas para a região do Credenor
A votação da Consulta Popular teve início na segunda-feira (02) e segue até esta sexta-feira (06). Nesta última etapa do processo participativo, que vai definir as prioridades da região através do voto, serão incorporadas ao orçamento do Estado.
O acesso à cédula pode ser feito de modo on-line e outra opção é o uso do aplicativo do whatsapp pelo número (51) 3210-3260. Os canais podem ser acessados até às 23h59min desta sexta-feira.
Como participar
Para participar da votação pelo site, o cidadão deve acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja. Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo link estará disponível na página de votação.
Em seguida, o eleitor será encaminhado à cédula de votação regional, que contém entre duas e seis ações, definidas a partir do Caderno de Demandas Elegíveis pelas Assembleias Ampliadas, realizadas em novembro em todos os Coredes.
Credenor
As quatro propostas mais votadas receberão um valor em torno de R$ 432 mil (mas só se vota em uma demanda). Caso o Alto Uruguai, representado pelo Credenor, com apoio da Amau e do Cirau, receba mais votos que as outras regiões, terá R$ 1 milhão a mais.
As seis propostas que estão na cédula da região:
1. Duplicação da ponte sobre o Rio Erechim, na divisa dos municípios de Jacutinga e Ponte Preta (construção de acessos).
2. Criação do berçário têxtil regional.
3. Ampliação da pista do aeroporto Comandante Kraemer, em Erechim.
4. Implantação de um sistema sustentável e integrado de museus na região Alto Uruguai, como patrimônio material e imaterial regional.
5. Qualificação em costura e artesanato de mulheres da região cadastradas no CadÚnico.
6. Hub Regional de Inovação em Saúde: ações para que as universidades, empresas, poder público e sociedade civil inovem em saúde.
Ipiranga do Sul - Município está em 2º lugar no Ideb do RS
O município de Ipiranga do Sul conquistou o 2º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2023, no ranking dos municípios do RS, anos iniciais. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (Mec)/Inep, no dia 14 de agosto, com base nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para alunos das séries iniciais do ensino fundamental (5º ano), da Escola Dom João Becker, que alcançaram a nota 8.7.
As provas, que acontecem a cada dois anos, também revelam outro dado importante. A Escola de Ensino Fundamental Dom João Becker atingiu a 2ª melhor pontuação entre as escolas do RS, ficando com nota 8.7, atrás apenas da Escola de Ensino Fundamental Santa Cruz, de Farroupilha, com nota 9.3. A Escola Dom João Becker também apresenta uma evolução nas notas dos anos iniciais, sendo que em 2019 obteve 7.1, em 2021 nota 8.0 e em 2023 nota 8.7.
As planilhas divulgadas pelo Mec permitem também fazer um comparativo com os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Neste ranking, Ipiranga do Sul aparece na 2ª posição entre todos os municípios da Região Sul do Brasil, e no país, Ipiranga do Sul figura na 27ª posição no Ideb.
Segundo a secretária de Educação do município, Tatieli Rodighiero Hahn, os investimentos em educação, sejam em recursos humanos, na formação continuada de professores, na busca por experiências e novidades de espaços educativos, as melhorias em infraestrutura física da escola, além dos recursos pedagógicos, permitem que o processo de ensino-aprendizagem dos alunos apresente estes excelentes resultados. “A questão principal é o engajamento com professores, direção, secretaria de Educação e família”, acredita a gestora.
Além de conquistar o 2º lugar de 2023 no Ideb, no Rio Grande do Sul, Ipiranga do Sul elevou a média de 2021 de 8.0 para 8.7 em 2023 nos anos iniciais. De acordo com a equipe diretiva da Escola Dom João Becker pode-se também destacar um avanço significativo nos anos finais. Em 2023 a escola atingiu a nota 6.1, o que está bem acima da nota padronizada no Estado de 5.2 para os anos finais. Isso também demonstra o comprometimento de todos os alunos da rede pública municipal.
A Escola Dom João Becker conta com aproximadamente 229 alunos da educação infantil e ensino fundamental.
Comentários (0)