Eficiência no manejo e armazenamento garantem mais rendimento econômico a produtores de grãos

Eficiência no manejo e armazenamento garantem mais rendimento econômico a produtores de grãos
Fotos Terezinha Vilk/Emater/RS

O rendimento econômico das lavouras de grãos também depende do manejo e armazenamento corretos. A importância desses dois processos para os resultados financeiros foi o foco da tarde de campo realizada na propriedade do produtor Francisco Sarvacinscki, localizada na Linha Capelo, em Erval Grande, na sexta-feira (07/02). As orientações foram repassadas pelo extensionista e engenheiro agrônomo Carlos Angonese e pelo extensionista da Unidade de Classificação de Santa Rosa, Volnei Koche.

 

Durante o encontro, os extensionistas da Emater/RS-Ascar orientaram os produtores sobre os principais problemas que podem comprometer a qualidade dos grãos, como pragas e insetos. Entre os desafios mais comuns no armazenamento do milho, que pode comprometer sua eficiêmcia, está a infestação por carunchos (também conhecidos como gorgulhos-do-milho), que podem afetar tanto os grãos ainda na lavoura quanto os armazenados. Para evitar perdas, Angonese ressaltou a necessidade de práticas como a limpeza correta dos silos, o controle da umidade dos grãos e o expurgo adequado.

 

Koche enfatizou a importância do serviço prestado pelas unidades de classificação, que realizam análises para verificar a umidade e a presença de impurezas nos grãos, garantindo um melhor rendimento ao produtor. "É fundamental que o próprio agricultor também faça coletas de amostras para monitorar a qualidade do grão", destacou. Os técnicos reforçaram recomendações orientações junto à unidade de armazenagem mantida na propriedade do produtor.

 

 

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Erechim