Polícia Federal deflagra segunda fase da Operação Erga Onnes para descapitalizar grupo criminoso no Rio Grande do Sul

Polícia Federal deflagra segunda fase da Operação Erga Onnes para descapitalizar grupo criminoso no Rio Grande do Sul
No total, foram sequestrados 14 imóveis, que juntos somam mais de R$ 20 milhões, além de três automóveis. Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal deu início, nesta terça-feira (11) à segunda fase da Operação Erga Omnes, com o objetivo de descapitalizar grupo criminoso investigado pela prática dos crimes de corrupção passiva, violação de sigilo profissional, peculato e associação criminosa.

No total, foram sequestrados 14 imóveis, que juntos somam mais de R$ 20 milhões, além de três automóveis. Todos os bens sequestrados foram, ao menos em parte, adquiridos com recursos provenientes do crime de corrupção passiva.

Primeira fase

A primeira fase ocorreu no dia 10 de dezembro de 2024, ocasião em que foram executados 10 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão temporária, além de uma medida cautelar que determinou o afastamento de um juiz do trabalho de suas funções.

Com base na análise do material apreendido na primeira fase, juntamente com a quebra dos sigilos bancários e fiscais dos indivíduos investigados, foi possível identificar transferências diretas e indiretas realizadas pelos dois leiloeiros investigados para os vendedores de bens imobiliários e veículos, atualmente pertencentes ao magistrado e seus parentes.

Caso os investigados sejam condenados pelos crimes em questão, os veículos e bens imóveis sequestrados serão considerados perdidos em favor da União e vendidos em leilão judicial, com os recursos arrecadados destinados ao Poder Executivo Federal.