Reunião do Ecossistema realiza apresentação do URITech e pré-lançamento do Open Innovation X 2025

Reunião do Ecossistema realiza apresentação do URITech e pré-lançamento do Open Innovation X 2025
O evento aconteceu na Cidade da Inovação, da Frinape,

O evento aconteceu na Cidade da Inovação, da Frinape, e contou com a participação de membros de diversas entidades

Na tarde de quinta-feira, 21 de novembro, a Cidade da Inovação da Frinape sediou a reunião com o Ecossistema de Inovação e contou com a presença do Diretor-Geral da URI Erechim, Paulo Roberto Giollo, e do Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Erechim, Fabrício de Oliveira, representantes de universidades, empresas e sociedade civil.

O Diretor Paulo Giollo expressou sua alegria ao dar início ao projeto do Centro de Inovação, URITech, destacando que a iniciativa, aguardada há muito tempo, finalmente começou a se concretizar após a aprovação e liberação de recursos pela Finep. Ele ressaltou que o centro não beneficiará apenas a URI, mas toda a comunidade regional, com a participação de diversas instituições.

Fabrício de Oliveira, do CIT, salientou sobre a relevância do URITech como um norteador na parceria entre universidades, poder público e setor privado para o desenvolvimento regional, enfatizando o impacto positivo do novo centro de inovação. Ele parabenizou todos os envolvidos no projeto, reconhecendo o esforço para viabilizar sua implementação. Fabrício também agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal de Erechim, mencionando o Prefeito Paulo Polis, o Vice-prefeito Flávio Tirello e o Secretário de Desenvolvimento Econômico Emerson Schelski, e afirmou que, com essa colaboração, a região alcançará seus objetivos de desenvolvimento.

Apresentação do URITech

O Centro de Inovação URITech, apresentado pelos professores e coordenadores do projeto, Cássio Baratieri e Jessie Bruhn, contará com um ambiente moderno para impulsionar a geração de ideias e novos negócios. O projeto tem o apoio de várias instituições da região, como a UFFS, IFRS e o CIT.

O intuito é integrar diferentes setores da sociedade — como o acadêmico, governamental e empresarial — para a construção de soluções mais eficazes e sustentáveis. O URITech também reforça a necessidade de fortalecer a inovação colaborativa, com foco em criar um ambiente mais inclusivo e democrático para todos os envolvidos.

Metas e expectativas para o futuro

Durante a reunião, foram discutidas as metas e os próximos passos para o avanço do ecossistema de inovação na cidade. Entre as ações propostas, destaca-se a criação de um modelo de governança participativo, que envolva todos os atores da sociedade local, incluindo empresas, instituições acadêmicas e organizações da sociedade civil.

O encontro também foi uma ocasião para o pré-lançamento do Open Innovation X 2025, uma parceria da URI Campus Erechim com o Sicredi e o Sebrae X, que visa aproximar jovens do ambiente corporativo e industrial.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA URI