Sindicato Rural de GV na Expodireto 2025 / Roberta Dall’Agnol é anunciada patrona da 25ª Feira do Livro

Sindicato Rural de GV na Expodireto 2025 /  Roberta Dall’Agnol é anunciada patrona da 25ª Feira do Livro

 

Delegação do Sindicato Rural de Getúlio Vargas  na Expodireto Cotrijal 2025

 

O presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Luiz Carlos da Silva, liderou uma delegação na visita à Expodireto Cotrijal 2025, em Não-Me-Toque, na última sexta-feira (14). Além da visitação, o grupo participou da audiência pública do Senado Federal sobre o PL 320/2025 - Securitização das Dívidas Rurais, de autoria do senador Luis Carlos Heinze, e o PL 341/2025, da Câmara dos Deputados, de autoria do deputado Pedro Westphalen, atendendo ao convite da Farsul para este ato em defesa da renegociação e securitização das dívidas rurais. O evento contou com a presença de lideranças de todo o Estado, deputados federais e estaduais, e de entidades ligadas ao setor, como a Fetag, Fecoagro, Federarroz, SOS RS, Aprosoja RS, Famurs, entre outras. Todas as entidades concordaram em assinar um documento apoiando o movimento do PL 320/2025 do Senado e do PL 341/2025 da Câmara dos Deputados.

 

 

Roberta Dall’Agnol é anunciada patrona da 25ª Feira do Livro de Getúlio Vargas
Evento vai acontecer de 23 a 25 de abril

 

A 25ª Feira do Livro de Getúlio Vargas já tem sua Patrona: a escritora Roberta Dall'Agnol Rigo. O anúncio oficial ocorreu na tarde desta quarta-feira (19), durante encontro no gabinete do prefeito Pedro Paulo Prezzotto, com a presença da secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon, e da assessora do Departamento Cultural, Mariele Bressan.
A jovem escritora, de 21 anos, recebeu o convite com surpresa e emoção. “Eu não esperava. Meu Deus do céu!”, disse Roberta, ao ser comunicada sobre a honraria. A Feira do Livro de Getúlio Vargas acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril, trazendo como tema “Celebrando a leitura pelo encanto da literatura” e slogan “A leitura nos conecta: Somos o que lemos.”
UMA JOVEM AUTORA EM ASCENSÃO
Roberta já tem três livros escritos e dois publicados: “Um Coração Paciente” e “Uma Segunda Chance”. Seu trabalho tem se destacado especialmente entre o público jovem, tornando-se referência na literatura infanto-juvenil e adulta.

Além do talento, sua trajetória também carrega um forte vínculo com Getúlio Vargas. A escritora foi beneficiada pelo programa Fazendo Cultura em Getúlio Vargas, um fomento municipal que possibilita a publicação de obras literárias. “O mercado editorial está mais acessível, mas ainda é elitista. Publicar livros por conta própria é um grande desafio. O incentivo que recebi foi essencial para viabilizar meus projetos”, destacou Roberta.
O PAPEL DA PATRONA
Como patrona da Feira do Livro, Roberta será a representante oficial do evento, participando das atividades de divulgação, interagindo com o público e incentivando a leitura. “Além de levar o nome da Feira do Livro adiante, você se torna um exemplo. Uma jovem que se dedicou à leitura, que publicou suas obras cedo e, agora, inspira novos leitores e escritores”, ressaltou a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon.
MUDANÇA DE DATA E EXPECTATIVAS
Tradicionalmente realizada em outubro, a Feira do Livro teve sua data antecipada para abril, atendendo a sugestões da comunidade. A mudança busca otimizar a participação do público e evitar conflitos com eventos do segundo semestre, como o Acampamento Farroupilha e a Semana da Criança.
A expectativa é que a 25ª edição do evento fortaleça ainda mais o incentivo à leitura na região. “A leitura é a base da escrita. Só podemos escrever porque nos constituímos a partir do que lemos”, enfatizou o prefeito Pedro Paulo Prezzotto. 

Com a nomeação de Roberta Dall'Agnol Rigo como Patrona, Getúlio Vargas reforça
seu compromisso com a valorização da literatura e o fomento de novos talentos. A jovem
escritora assume a missão de inspirar e conectar gerações através das palavras.