Sistema de transporte pneumático é implementado no Hospital de Clínicas de Passo Fundo
Inovação agiliza o envio de medicamentos e amostras de exame, com segurança e qualidade.
A logística de distribuição de itens como medicamentos e amostras laboratoriais recebeu um importante aliado no Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Recentemente, a instituição implementou um sistema de transporte via correio pneumático, tornando mais rápido o transporte de materiais entre os setores.
Esta tecnologia otimiza as operações dos setores, criando uma rede interligada entre o Serviço de Farmácia, Laboratório de Análises Clínicas, Unidades de Internação e Unidade de Emergência.
“Esse sistema interliga o Serviço de Farmácia e também o Serviço de Laboratório a diversos setores do hospital, fazendo com que a gente agilize a demanda por medicamentos e também que a chegada das amostras do laboratório seja feita de forma mais rápida. Para se ter uma ideia, a demora do envio da farmácia até a Unidade de Emergência do hospital demora em torno de 13 segundos, o que faz com que a gente consiga atender nosso paciente de forma mais ágil e diminuir o fluxo de pessoas do serviço de enfermagem até a farmácia para a retirada dos medicamentos.” explica a coordenadora do Serviço de Farmácia, Mariane Roman.
O correio pneumático utiliza um sistema de pressão de ar para o transporte intra-hospitalar. A cápsula utilizada oferece segurança ao material que será enviado.
“O uso do correio pneumático facilitou muito os processos de laboratório, principalmente no que diz respeito a diminuição do tempo de entrega dos exames de urgência. Nossos estudos prévios, demonstram que a gente demorava em torno de 35 a 40 minutos de deslocamento entre os pontos mais distantes do hospital, hoje com o tubo pneumático, essas amostras chegam em torno de 52 segundos.” Roberto Orling.
Esta inovação visa qualificar o atendimento oferecido aos pacientes e otimizar o trabalho das equipes na instituição.
Comentários (0)