Instituto Histórico - Entidade, que em 2025 completa 30 anos, inicia o ano acadêmico

Instituto Histórico - Entidade, que em 2025 completa 30 anos, inicia o ano acadêmico

Os 90 anos da instalação do município será celebrado em evento

 

Os associados do Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas (IHGGV) participaram, na tarde de segunda-feira (10), do encontro que marcou a abertura do ano acadêmico de 2025. Na pauta, a programação do primeiro semestre e a aprovação da logomarca dos 30 anos da entidade, fundada no dia 14 de junho de 1995.
Na oportunidade foi apresentado o livro “Uma alma getuliense”, com crônicas de Heitor José Filippon, que até seu falecimento, no ano de 2020, foi sócio correspondente. Os associados foram convidados para o lançamento da obra, que acontece às 11 horas deste sábado (15), na Biblioteca Pública.
Como na edição passada, o Instituto vai expor o acervo da reserva técnica do Museu Histórico com peças da antiga Cervejaria Serramalte durante o 3º Encontro de Cervejas Artesanais. O evento, considerado o maior do segmento no Norte Gaúcho, será realizado entre os dias 21 e 23 de março, no Centro Esportivo Municipal Ataliba José Flores.
De acordo com o professor Neivo A. T. Fabris, acontece também em março uma programação especial alusiva aos 90 anos da instalação do município de Getúlio Vargas. O evento, que terá uma exposição de fotografias dos anos iniciais da colonização, será aberto ao público. A direção das escolas da rede pública e particular de educação pode agendar horário para as turmas de 4º anos do ensino fundamental através do fone (54) 9 9626-0912.
O evento, que vai lembrar a instalação do município de Getúlio Vargas, ocorrida em 24 de março de 1935, é do Instituto Histórico em parceria com o Departamento Cultural da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. A abertura será no dia 24 (segunda-feira) e a programação se estenderá ao longo da semana, encerrando no dia 28 (sexta-feira).

 

A logo foi criada pelo fotógrafo, publicitário e design Beto Hackmann.