Quatorze ex-prefeitos da região denunciados pelo MP em esquema de propina / Coluna da edição do dia 26 de abril de 2024. Contexto - Neivo A T Fabris

Quatorze  ex-prefeitos da região denunciados pelo MP em esquema de propina / Coluna da edição do dia 26 de abril de 2024.  Contexto - Neivo A T Fabris

Treze ex-prefeitos da região denunciados pelo MP em esquema de propina

 

A semana começou tensa para os 35 ex-prefeitos denunciados pelo Ministério Público no envolvimento em esquema de propina na compra de máquinas e equipamentos pesados em 51 municípios gaúchos. Os fatos teriam acontecido entre os anos de 2010 e 2015. Quatorze dos 32 municípios que integram a Amau estão na lista: Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Erechim, Estação, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Mariano Moro, Paulo Bento, São Valentim, Três Arroios, e Viadutos. Como as investigações estão em curso é crível que novas denúncias sejam apresentadas pelo MP. Os nomes dos políticos estão sendo mantidos em sigilo. Além dos prefeitos foram denunciados três ex-vice-prefeitos e quatro ex-secretários. O fato poderá ter impacto no futuro político dos envolvidos.

 

I I

 As investigações no Rio Grande do Sul tiveram início em 2016 após o Ministério Público de Santa Catarina desencadear a Operação Patriota. No decorrer do processo foram levantados supostos envolvimentos de gestores no esquema, na grande maioria prefeitos. A propina aos agentes públicos e políticos para a compra dos equipamentos era ofertada por vendedores da Mantomac, com sede na cidade catarinense de Chapecó. Estão sendo investigados os crimes de corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, e organização criminosa. Em março deste ano as primeiras denúncias foram enviadas à Justiça, porém, o caso só chegou à imprensa na última segunda-feira (22).

  

I I I

Nas visitas às prefeituras os vendedores da empresa apresentavam o catálogo das máquinas, peças e serviço de manutenção, E ainda segundo as investigações do MP, negociavam vantagens indevidas para a compra de equipamentos. A negociação era concluída após consulta a um gerente de vendas. Os editais dos municípios eram direcionados, com a especificação técnica dos equipamentos do catálogo apresentado no início das negociações. Os proprietários da empresa forneceram em delação premiada detalhes das negociações de propina, valores, locais e datas dos pagamentos, bem como identificaram os envolvidos. De acordo com a denúncia, a propina era paga aos gestores públicos e registrada pelo setor de contabilidade como “Frete 3”. Os empresários concordaram em pagar cerca de R$ 5 milhões em 90 parcelas, visando ressarcir os danos aos municípios.

 

Curtas:

 # Na sua décima primeira edição o Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho acontece nesta sexta-feira (26) em Getúlio Vargas.

# O tradicional será realizado no Centro Comunitário Centenário, e sua abertura programada para às 08h15min.

# “A Informação que Fortalece o Agro" foi o tema escolhido pela comissão organizadora capitaneada pelo Sindicato Rural de Getúlio Vargas.

# Três projetos de lei do executivo e um do legislativo estão na pauta da sessão da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas que acontece no início da noite desta sexta-feira (26).

# O projeto de lei 06/2024 do legislativo, da mesa diretora, institui o Dia Municipal do Escoteiro no município de Getúlio Vargas.

# Também vão ser  apresentados dois pedidos de providência, assinados pelas duas vereadoras do MDB.

# O da vereadora Inês Aparecida de Borba solicita melhorias nas Ruas Domingos Tomelero e Leonardo Noskoski, na saída para Erebango.

# E o da vereadora Dianete Maria Rampazzo Dalla Costa, melhorias na Rua Afonso Tochetto, na lateral do Lar da Menina.

 Dito & Feito:

 A programação especial alusiva aos 36 anos de Ipiranga do Sul contou com a maciça participação da comunidade. No sábado, dia do aniversário do município, o prefeito Marco Antônio Sana (União Brasil) e o vice-prefeito Fabiano Luís Klein (PP), juntamente com as esposas, receberam diversas autoridades convidadas para as comemorações. No registro com os anfitriões os prefeitos Edson Luíz Rossatto (MDB – Sertão), Valmor Tomelero (MDB – Erebango), Orlei Giaretta (MDB – Floriano Peixoto),  e o vice-prefeito de Charrua, Gerso Roncaglio (PP). De igual modo Mário Luz Ceron, ex-prefeito do município.