Floriano Peixoto - Inaugurada a Cachaçaria Santo Isidoro

Floriano Peixoto - Inaugurada a Cachaçaria Santo Isidoro

Estabelecimento conta com o registro do Ministério da Agricultura

 

Uma solenidade realizada na manhã de sexta-feira (19) marcou a inauguração da Cachaçaria Santa Isidro. Localizada na Linha Vanini, interior do município de Floriano Peixoto, o empreendimento dos irmãos Gerson e Joel Giaretta e é o primeiro a se enquadrar na legislação estadual que dispõe sobre a Cachaça Artesanal Gaúcha.

 

Com o suporte do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Associação dos Produtores de Cana e seus derivados do RS, e o financiamento do Badesul na ordem de R$300 mil, a edificação da indústria seguiu as orientações técnicas. O mesmo com a compra e instalação dos equipamentos em aço inox, seguindo os protocolos sanitários. A administração municipal, através da Secretaria da Agricultura, e o escritório da Emater/Ascar que deu as orientações técnicas para a produção d cana-de-açúcar. 

 

Visivelmente emocionados os irmãos Gerson e Joel regataram as origens da família que se estabeleceu na localidade na década de vinte do século passado. Contaram que o avô Pietro Giaretta, agricultor e produtor de graspa, aprendeu fazer a cachaça com os vizinhos. A tradição teve continuidade como filho Isidoro. Décadas depois, no leito de mortem Isidoro pediu ao filho mais velho, que dessa continuidade expandisse o negócio, no que foi atendido.  

 

A qualidade do produto, bidestilado foi mantida por Gerson, o que contribuiu para o reconhecimento da cachaça produzida na propriedade. A demanda crescente motivou os irmãos a expandirem os negócios. Segundo Joel Giaretta, desde novembro de 2023, quando o registro do produto foi expedido pelo Ministério da Agricultura, as vendas se estenderam para lojas especializadas e mercados da região. E o produto divulgado em feiras. Além da cachaça tradicional, ou branquinha, como é chamada, a empresa deverá solicitar em breve o registro do produto com amburana, funcho, e outras especiarias. De igual modo licores com a marca Dona Terezinha, mãe dos proprietários, e que acompanhou toda a solenidade de inauguração.

    

A propriedade, que integra o Roteiro Turístico de Floriano Peixoto, também produz melado, açúcar-mascavo, rapadura e geleias.  A cana-de-açúcar, utilizada na produção dos doces, e também dos destilados, ocupa uma área de cinco hectares. Localizado as margens do Rio do Peixe, na divisa com o município de Charrua, o local tem estrutura para receber os visitantes e comercializar seus produtos.

 

O corte da fita foi feita pelos proprietários e a mãe, Dona Terezinha.

O Padre Valtuir Bolzani, da Paróquia Imaculada Conceição de Getúlio Vargas fez a  benção das instalações a partir da sala de moagem, aonde a cana-de-açúcar é esmagada por pressão mecânica dos rolos da moenda.

 

O prefeito Orlei Giaretta (MDB) e o vice-prefeito Odacir Malacarne (PP), acompanhados pela equipe de governo prestigiaram o ato. O poder legislativo foi representado pela presidente da mesa diretora, vereadora Mariele Volbito (MDB).  Presentes também Luís Carlos da Silva, presidente do Sindicato Rural, Paulo Ramos, presidente da Arpodecana, e representantes do Ascar-Emater, Sicredi, Badesul, e Senar. Uma delegação do município de Colorado esteve presente.

 

POR REDAÇÃO DO JORNAL AF