Festa da Colheita da Erva-Mate em Viadutos tem entrega de Indicação Geográfica

Festa da Colheita da Erva-Mate em Viadutos tem entrega de Indicação Geográfica

Em Viadutos aconteceu nesta quarta-feira (28/05) a Festa da Colheita da Erva-Mate - Safra 2025, na propriedade da família Tochetto, na Linha São Joaquim, referência regional na produção e cultivo de erva-mate desde 1930. A abertura oficial foi às 11h, marcada com poda simbólica da erveira, como registro do início da colheita da erva-mate, e entrega oficial da Indicação Geográfica do Polo Ervateiro Noroeste Gaúcho. A Emater/RS-Ascar esteve representada pelo diretor Administrativo, Alexandre Durans, e pela gerente regional Fernanda Tacca Angonese.

No evento, foi discutido sobre as experiências dos produtores na implantação e manejo de ervais de alta produtividade, apresentado por Ilvandro Barreto de Melo, extensionista rural da Emater/RS-Ascar. Em seguida ocorreu o Fórum da Erva-Mate e um coquetel à base da planta, acompanhado de palestras técnicas e atividades culturais. Durante o almoço com hambúrguer no pão de erva-mate foi feito o lançamento do refrigerante Yerba Matte.

"Para a comunidade de Viadutos e região, a Festa da Colheita da Erva-Mate é muito mais do que uma celebração, é a reafirmação de um legado cultural que passa de geração em geração, consolidando a erva-mate como um verdadeiro patrimônio do povo gaúcho", destaca a gerente regional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Tacca Angonese.

A Festa foi realizada pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Prefeitura de Viadutos, Emater/RS-Ascar e Instituto Brasileiro de Erva-Mate (Ibramate), com apoio de entidades locais e regionais.



Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar