Bancada Gaúcha aprova inclusão da obra da BR-153 entre prioridades para 2026

Bancada Gaúcha aprova inclusão da obra da BR-153 entre prioridades para 2026
Comitiva comemora a inclusão da obra entre as prioridades.

A Bancada Gaúcha no Congresso Nacional aprovou, nesta terça-feira (04), a indicação da obra viária da Rodovia BR-153, trecho entre Erechim e Passo Fundo, para constar entre as prioridades do Orçamento Geral da União (OGU) de 2026.

 

 

A decisão representa um avanço importante para a consolidação do projeto de pavimentação, do único trecho sem asfalto, da chamada Transbrasiliana, uma das principais vias de ligação do país. Agora, cabe ao governo federal incluir oficialmente a obra no rol de investimentos prioritários para o próximo exercício. Segundo informações preliminares, o Executivo já havia sinalizado que a inclusão pela Bancada Gaúcha seria suficiente para garantir a priorização do projeto.

 

 

De acordo com o prefeito de Ipiranga do Sul, Marco Antonio Sana, que acompanhou a reunião em Brasília ao lado do assessor parlamentar do deputado Busato, Mário Luis Ceron, e do vereador Venícius Stafforti, a expectativa é de que a medida acelere o início das obras. “A pressão das lideranças políticas da região foi muito importante neste momento para o apoio dos parlamentares. Um passo decisivo para a realização dessa tão aguardada obra”, afirmou o prefeito Sana.

 

 

Além das discussões sobre a BR-153, a reunião também tratou da destinação de emendas parlamentares para obras e investimentos estratégicos no Rio Grande do Sul. As lideranças regionais presentes destacaram a relevância da união política em torno de demandas que impactam diretamente o desenvolvimento econômico e a segurança viária do Rio Grande do Sul.

 

A pavimentação da BR-153 é considerada fundamental para o escoamento da produção agroindustrial e para o fortalecimento da integração logística entre as regiões Sul e Norte do país.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PM DE IPIRANGA DO SUL