Em franca expansão / coluna Contexto, por Neivo A T Fabris - Edição de 29 de novembro de 2024.
Em franca expansão
Passados doze anos, tive a oportunidade de retornar a cidade de Ametista do Sul, que merecidamente ostenta o título de a capital mundial da pedra ametista. Localizada na microrregião de Frederico Westphalen, sua colonização remonta ao início do século XX, quando também a Colônia Erechim recebia suas primeiras levas de desbravadores. O núcleo primitivo se chamava Cordilheira, posteriormente denominado de São Gabriel, numa alusão ao capitel construído por migrantes oriundos da serra gaúcha, que incrementaram a atividade agrícola. A exploração mineral, principalmente de ametista, teve início na segunda metade da década de 1940, de modo rudimentar, com escavações em forma de poço.
II
A localidade foi elevada a Distrito do município de Iraí no ano de 1958 e posteriormente anexado ao de Planalto. Na década de setenta ocorreu o incremento da extração das pedras semipreciosas, notadamente ametistas, citrinos, ágatas e gipsitas. A exploração da riqueza natural passa então a ser feita através de túneis. A emancipação foi alcançada no dia 20 de março de 1992 e o município recebeu o nome de Ametista do Sul. Cerca de 10% da produção de ametista fica no mercado interno e o restante é exportado para os Estados Unidos, China, Índia, Bélgica, Israel, Emirados Árabes, Taiwan, Alemanha e Austrália. O Brasil se consolida como um dos principais fornecedores globais de pedras e o RS é o carro-chefe.
III
O crescimento econômico advindo com a exploração das riquezas naturais extraídas do subsolo de Ametista do Sul na última década não acomodou a comunidade. Os investimentos na área do turismo se multiplicaram e atraem levas de visitantes, notadamente nos finais de semana. A pequena cidade, com menos de oito mil habitantes, se posiciona entre os destinos preferenciais da metade norte do RS, incluindo os estrangeiros. Dentre os projetos inovadores, o da vitivinicultura, que teve início no apagar das luzes do século passado. A produção de uvas já supera os 200 hectares e os vinhos e espumantes, muitos deles batizados com nome de pedras, se destacam pela qualidade.
IV
As inúmeras atrações de Ametista do Sul se somam às de outros municípios da região, como Iraí e seu parque de águas termais. Ou ainda, a do Salto do Yucumã, no interior de Derrubadas. Os avanços do setor também são visíveis na região da Amau. Em que pese ter sido criado muito recentemente, o Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos, que inclui ainda Erebango e Jacutinga, avança a passos largos. Faltando poucas semanas para o início das novas gestões municipais, os prefeitos eleitos e reeleitos e suas equipes saberão priorizar o turismo. E os números divulgados nesta semana pelo Ministério do Turismo são animadores, e indicam que, de janeiro a outubro último, o setor injetou US$ 6 bilhões na economia brasileira.
Curtas
# Um projeto de lei do Executivo e duas moções apresentadas por vereadores entraram na pauta da sessão da Câmara de Getúlio Vargas na noite de quinta-feira (28).
# O projeto de lei autoriza o Executivo a firmar termo aditivo ao termo de fomento 02/2024, da Ação Social Getuliense Nossa Senhora da Salete, para ampliação de metas.
# Uma das moções, assinada pelo vereador Dinarte Farias (PP), solicita que seja encaminhada moção de congratulações aos estudantes getulienses que participaram dos Jogos Rurais 2024 e conquistaram medalhas.
# A outra, do vereador Vilmar Antônio Soccol (União), que seja encaminhada congratulações ao Grupo Ferrugem pela organização do 2º Encontro de Carros Antigos de Getúlio Vargas, realizado no último final de semana.
# Está em curso o processo de fundação da Associação dos Protetores dos Animais “Chico de Assis”, de Sertão.
# A assembleia de fundação, aprovação dos estatutos e eleição da diretoria será realizada no dia 18 de dezembro, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Sertão.
# O edital de convocação é assinado pela médica Celina Tramontini e pela advogada Ester Ângela Mallmann.
# Em parceria com uma empresa, a administração do município de Floriano Peixoto instalou um ecoponto para o descarte do lixo eletrônico.
# A iniciativa atende uma demanda da comunidade florianense que passa a contar com um local adequado para o descarte consciente e sustentável do lixo eletrônico.
Dito e Feito:
O governo do Estado realizará, nesta sexta-feira (29), a cerimônia de posse dos 30 coordenadores regionais de educação do Rio Grande do Sul, que foram escolhidos por meio do Qualifica RS. Desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o programa seleciona candidatos para cargos estratégicos da administração estadual. O governador Eduardo Leite e a secretária da Educação, Raquel Teixeira, participarão do evento, que será realizado no Palácio Piratini, às 14h. Os coordenadores regionais são responsáveis por fazer a ligação entre a Secretaria da Educação (Seduc) e as escolas estaduais em cada região do Estado, articulando e desenvolvendo as políticas públicas no âmbito local. A seleção para os cargos começou no mês de abril, mas foi interrompida em maio por conta das enchentes e inundações que atingiram o Estado. O processo foi retomado em julho. Os 30 coordenadores regionais, selecionados em 2019, também por meio do Qualifica RS, estavam no cargo há cinco anos. Para a 15ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Erechim, será oficialmente empossada a professora Juliane Bonez.
Comentários (0)