Getúlio Vargas poderá ter cinco candidatos a prefeito / Coluna Contexto, por Neivo A T Fabris

Projetando 2026
As convenções que irão definir as candidatas e candidatos às eleições municipais aos cargos majoritários e proporcionais deste ano nem iniciaram, mas os dirigentes dos partidos, deputados estaduais, federais e senadores acompanham tudo com muita atenção e muitos devem realizar roteiros de apoio a correligionários. A eleição do maior número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 497 municípios do RS terá peso na próxima, que deverá acontecer dentro de quatro anos. O MDB é o partido com o maior número de prefeitos na região do Alto Uruguai. Dos dez prefeitos emedebistas, três cumprem o segundo mandato consecutivo e não podem concorrer: Edson Rossatto, de Sertão; Orlei Giaretta, de Floriano Peixoto; e Milton Vendruscolo, de Severiano de Almeida. Dos outros sete, pelo menos cinco são pré-candidatos a reeleição: Valmor Tomelero, de Erebango; Vannei Mafissoni, de Marcelino Ramos; Paulo Alfredo Polis, de Erechim; Carlos Burille, de Três Arroios; e Claudimir Paniz, de São Valentim.
II
O segundo, com seis prefeitos, integra as fileiras do PP. Cinco deles foram reeleitos em 2020: Mauricio Soligo, de Getúlio Vargas; Beto Bordin, de Jacutinga; Valdesio Roque Della Betta, de Charrua; Antônio Slussarek, de Áurea; e Vladimir Farina, de Barão de Cotegipe. O prefeito Giovan Poganski, de Quatro Irmãos, é o único que pode buscar novo mandato. Há quatro anos o PTB emplacou cinco prefeitos. Com a recomposição da sigla, o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, atual presidente da Famurs, se filiou ao PRD. Outros quatro migraram para o União Brasil - Marco Sana, de Ipiranga do Sul; Suzinei Schneider, de Erval Grande; Paulo Battisti, de Campinas do Sul; e Claiton Brum, de Viadutos. Os três primeiros podem buscar a reeleição, e Brum é prefeito de segundo mandato.
III
O PT conta com quatro prefeitos na área da Amau: Valdemar Cibulski, de Itatiba do Sul; Josiel Griseli, de Ponte Preta; Irso Milani, de Entre Rios do Sul; e Luiz Zelinski, de Carlos Gomes. Eleitos em 2020, poderão buscar a reeleição. O PDT governa Gaurama com o prefeito Leandro Puton, em segundo mandato, e James Aurea Torre, em Faxinalzinho, habilitado para se apresentar à convenção como candidato à reeleição. Estação é o único município com prefeito do PSDB, partido do governador Eduardo Leite. Geverson Zimmermann foi eleito em 2020 e é pré-candidato à reeleição. O mesmo ocorreu com o prefeito Genoir Florek (PL), do município de Centenário. Os demais prefeitos da região integram o Republicanos - Irineu Fantin, de Mariano Moro, reeleito há quatro anos; PSD - Gilberto Henges, de Aratiba; Cidadania - Nito José Valentini, de Benjamin Constant do Sul. Os dois últimos em primeiro mandato.
Curtas
# Depois do PT divulgar nas redes sociais que iria disputar as eleições em Getúlio Vargas com candidatos a vereador e a prefeito, foi a vez do União Brasil.
# Formado por antigos dirigentes, secretários municipais e vereadores do PTB, o União Brasil reuniu os filiados no Galpão do DTG Laços da Amizade.
# No encontro foram definidos os pré-candidatos ao Legislativo e ao Executivo, que serão apresentados na convenção municipal.
# No registro fotográfico feito no encontro do União Brasil e postado nas rede sociais, a frase “Pedro Heitor Borghetti pré-candidato a prefeito de Getúlio Vargas”.
# Se de fato o nome de Pedro Heitor for sacramentado pelos convencionais do União Brasil, cinco candidatos poderão disputar a vaga de Mauricio Soligo (PP).
# Apostando na renovação, o MDB tem três pré-candidatos: Deliane Assunção Ponzi, Daniel Durante e Fernando Lazzari.
# O vice-prefeito Elgido Pasa é o candidato natural a prefeito pelo PP, e o ex-prefeito Pedro Paulo Prezzotto pelo PL.
# A decisão da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do RS deve servir de alerta aos candidatos que disputarão as eleições de seis de outubro.
# O TRE julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico.
# Adair Barilli e Flávio Pitton, respectivamente prefeito e vice-prefeito do município de Muliterno, perderam o mandato e foram declarados inelegíveis.
# A eleição indireta para a escolha do prefeito e vice-prefeito do município de 1.721 habitantes (IBGE 2022), localizado na microrregião de Passo Fundo, será indireta, e feita pela Câmara de Vereadores.
# Em 2024 a Justiça Eleitoral gaúcha enviará parte das convocações para mesárias, mesários e demais colaboradores pelo aplicativo de mensagens whatsapp.
# As convocações serão enviadas preferencialmente por meio do número (51) 2312-2015 e as pessoas convocadas poderão interagir com essa mensagem, visualizando e confirmando sua convocação por meio do atendente virtual.
# Além do whatsapp, os cartórios eleitorais também enviam as convocações pelos Correios, e-mail ou mesmo entregando em mãos por oficiais de justiça.
# O documento entregue contém o código para acesso no Portal do Mesário, onde é possível visualizar e/ou baixar o arquivo.
Dito & Feito:
Uma missão internacional de emergência promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em parceria com a Secretaria da Cultura (Sedac) e o Ministério da Cultura (MinC), vai percorrer diversas instituições culturais gaúchas afetadas pelas enchentes, a fim de avaliar os danos em bens e arquivos e apoiar a recuperação de acervos e coleções. O ato de lançamento ocorreu na quarta-feira (10/07), no Palácio Piratini. Compõem a missão a arqueóloga Andrea Richards, de Barbados, e o socorrista cultural Samuel Franco, da Guatemala. As ações serão executadas ao longo do ano. Os trabalhos contam com recursos do Fundo de Emergência do Patrimônio da Unesco, um fundo multi-doador que visa proteger a cultura em situações de emergência. (Foto: Maurício Tonetto/Secom)
Comentários (0)