Veio para ficar, por Neivo A T Fabris. Edição de 13/02/2026.

Veio para ficar, por Neivo A T Fabris. Edição de 13/02/2026.

Veio para ficar


 Se depender da determinação do governo do município e da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Getúlio Vargas, o Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúcho vai se manter por muito tempo no calendário de eventos. Nesta semana, os organizadores divulgaram a programação da 4ª edição, que será realizada entre os dias seis, sete e oito de março. O propósito do festival, lançado em 2023, no pós-pandemia, se consolidou como um evento cultural, gastronômico, imersivo, focado na celebração, degustação e comercialização de cerveja produzidas por microcervejarias da região.

II - Além dos rótulos das cervejas artesanais produzidas na região Norte do RS, o festival, realizado no Complexo Esportivo Municipal Ataliba José Flores, contará mais uma vez com uma praça de alimentação (food trucks). De igual modo, os shows, e a não menos importante interação entre produtores, mestres cervejeiros e apreciadores. Dentre as cervejas claras destaque para a Pilsen, Weiss/Weizen, Witbier, Pale Ale/Ipa. Dentre as cervejas escuras: Stout, Malzbier/Dark Lager, Porter, Schwarzbier e Doppelbock. Pelo que se viu nos anos anteriores, não vai faltar opção para o público.

III - Após a abertura dos portões às 18 horas de sexta-feira (06), e da tradicional cerimônia, a Orquestra Sinfônica Getuliense vai subir ao palco para o primeiro show. Na sequência, o Duo com Duda & Andi, encerrando com o show nacional da banda Garotos da Rua, que vai exibir o que tem de melhor no rock do RS. Na tarde de sábado as atrações ficam com a Banda Harder Division, Prado Banda Show, Vitrola Rock, Banda Rótulos, Banda Overtones e Good Fellas Band. O destaque do segundo dia será com Duda Calvin e The Punk Rockers. No domingo as atrações ficam por conta do Projeto MOVA- Movimento Orquestral Allegro, Banda Carlos Gomes, Melissa & Marcelo – Acústico, Show Van Halen by Frank Solari. A escolha dos organizadores levou em conta a diversidade artística, inovação e valorização dos artistas da terra.

Dito & Feito:

Uma delegação esteve em Porto Alegre na quarta-feira (11) para promover o 4º Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúcho, que será realizado entre os dias seis e oito de março em Getúlio Vargas. A comitiva, formada pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Rauliquenia Gradin; a diretora de Turismo, Andreza Soccol; a rainha do município, Milena Cazzonato; e o representante da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Getúlio Vargas (AcervaGV), Lucas Oleksinski, cumpriram uma extensa agenda junto a entidades e órgãos do Executivo e Legislativo estadual. Dentre os gabinetes do Palácio Farroupilha, a visita a deputada Delegada Nadine (PSD), autora da Lei que instituiu o título “Terra da Cerveja” no ano de 2024.

Curtas

# A série retrospectiva 2025 do Executivo getuliense traz na edição da semana o balanço feito pela titular da Secretaria de Administração.
# A pasta, capitaneada pela secretaria Tatiane Giaretta, é o elo de sustentação das ações do governo local.
# Além de dar o suporte às demais secretarias, passam pela sala com acesso direto ao gabinete do prefeito os processos, as compras, os atos oficiais, os servidores, as nomeações, concursos públicos, e outros.
# No ano passado o município investiu cerca de R$ 100 mil na capacitação de 125 servidores, também convidados para cursos gratuitos.
# Para a titular da pasta, o ponto foi o fortalecimento da modernização administrativa, com ampliação do acesso digital aos serviços públicos.
# Outro destaque apontado em 2025 foi o da regularização fundiária no Bairro XV de Novembro - Gleba A.
# Também nas situações emergenciais, como o granizo ocorrido em novembro, na elaboração dos decretos de emergência e no atendimento e auxílio para 135 famílias e propriedades.

Foi notícia há 30 anos

“Abrigo da Brigada Militar é depredado no Monte Claro” e “Marcon assume o Sindicato Rural” foram as manchetes da capa da edição do dia 9 de fevereiro de 1996. Na página 02 o artigo de opinião “Uri – GV de um sonho a uma realidade”, assinado pelo professor Luís Andreis Neto. O calendário do Carnaval Brinque Legal 1996, do Departamento Cultural da Prefeitura de Getúlio Vargas, foi publicado na página 5. Na editoria de política: “Presidente do legislativo solicita perícia em motoniveladora”. Na página de esporte: Matelândia/Posto Texaco a grande campeã do Futsal Erebango”. Na contracapa as manchetes: "Mesa Diretora da Câmara de Getúlio Vargas normativa empréstimo de suas dependências” e “Continuam as feiras no Calçadão”. Dentre os anunciantes: MultiSom; Ari Karpinski; Mecanográfica Marafon; Cerâmica Getuliense; e Rosane Ramos Confecções.