Rotary Club - Projeto Óleo Solidário completa um ano

Rotary Club - Projeto Óleo Solidário completa um ano

 

Clube de serviço conta com parceiros em Getúlio Vargas, Estação e Erechim

 

“Transformando gotas de óleo em solidariedade” é o slogan do projeto Óleo Solidário, que o Rotary Club de Getúlio Vargas vem realizando na região desde o primeiro semestre do ano passado. Com esta ação ambiental, o RC gera um impacto social direto na comunidade. A iniciativa foi inspirada na área de enfoque em meio ambiente do Rotary Internacional. 
O projeto tem dois principais objetivos, sendo na área ambiental, estimular a destinação correta do óleo de cozinha usado, evitando contaminação de água e solo. E na questão social, converter o valor arrecadado com a reciclagem do óleo em doações materiais para escolas e entidades assistenciais locais, através de projetos simples, ou seja, sem repasse financeiro direto.
A média mensal de coleta fica em torno de 1.000 litros de óleo. “Nossa meta é dobrar esse volume até o final do ano, alcançando 2.000 litros/mês”, comenta o presidente do Rotary de Getúlio Vargas, José Carlos Spadari. Ainda, segundo ele, isso representaria uma receita estimada em R$ 5.000 mensais para as ações sociais do clube de serviço. 
O Rotary conta com mais de dez estabelecimentos comerciais conveniados, onde há vasilhame para descarte e a coleta acontece de acordo com a necessidade. Já a comunidade que deseja participar do projeto, fazendo a doação do seu óleo usado, pode entregar em um dos pontos de coleta que são: Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas - que também é apoiador institucional -, SB Guinchos e Lar da Menina. 
O óleo coletado é armazenado temporariamente em um local adequado na SB Guinchos, sob a responsabilidade do companheiro rotariano Adriano de Siqueira. “Depois, é recolhido e transportado para empresas transformadoras de biodiesel”, informa Siqueira. 
Os recursos angariados com o projeto Óleo Solidário são destinados exclusivamente a instituições filantrópicas, como Apae, Sogeasme, Lar dos Idosos, hospitais, Lar da Menina, entre outros. “As doações não são feitas em dinheiro, mas na forma de materiais ou itens específicos que cada instituição necessita, através de projetos bem definidos que identificam essas demandas”, esclarece o presidente Spadari. 

Estabelecimentos parceiros 
Getúlio Vargas - Mamma Mia, Five Pub, Padaria do Chepa, Restaurante e Pastelaria Nevada, Frango Frito, Fuxicão Lanches, Slaviero Pizzaria, Panela Preta, Petiscaria Bellé, Restaurante do Mano, Padaria Bom Gosto, Tenda da Kombi. 
Estação - Chapão, The New Pub, Padaria do Tomaz. 
Erechim - Colosso da Lagoa.