Fazenda Compostela terá equipamentos John Deere 100?astecidos com o BeVant

Fazenda Compostela terá equipamentos John Deere 100?astecidos com o BeVant
Novo biocombustível patenteado pela Be8: substituição do diesel e redução da emissão de gases (Foto: Divulgação / Be8)

Fornecimento do biocombustível será feito pela Be8 e local terá área de pesquisa e será um modelo de alta produtividade e sustentabilidade

Na quarta-feira, 27 de novembro, o presidente do ECB Group, Erasmo Carlos Battistella, anunciou o investimento em um novo projeto na área do agronegócio: a Fazenda Compostela, em Passo Fundo (RS). A Fazenda nasce de forma sustentável com o objetivo de entrar efetivamente na produção agrícola. Há 20 anos quando houve a criação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel - PNPB e a fundação da Be8, então BSBIOS, Battistella almejava ver a produção da soja realizar o ciclo completo de transformação, com o biocombustível abastecendo as máquinas e implementos agrícolas.

Parceria

Para trazer ainda mais sustentabilidade para a produção, está sendo efetivada uma parceria com a John Deere e a SLC Máquinas, para que o maquinário agrícola seja abastecido exclusivamente com o Be8 BeVant, um novo biocombustível patenteado pela Be8 que pode substituir totalmente o diesel proporcionando redução das emissões dos Gases do Efeito Estufa – GEE.

 

Lavoura consolidada 

Às margens BR 285, a fazenda já é uma área de lavoura consolidada com 230 hectares, que serão utilizados para plantio de grãos, como soja e milho no verão, e trigo e triticale nas culturas de inverno. O local contará com uma área destinada para estudos em inovação em culturas oleaginosas para biocombustíveis e de gramíneas para o etanol, além de desenvolvimento genético em parcerias com instituições de pesquisa e de ensino em cultivos que devem ser utilizados na produção de biocombustíveis.

“Nosso objetivo neste projeto é utilizar o que há de mais avançado em tecnologia, insumos, culturas e sistemas de manejo, que vão tornar esta fazenda um modelo de alta produtividade e de prática agrícola no Brasil”, destaca Battistella, durante evento em que recebeu máquinas e implementos agrícolas da John Deere a serem usados na fazenda (dois tratores, pulverizador, plantadeira e colheitadeira) e na fábrica da Be8 (quatro pás carregadeiras), unidade de Passo Fundo.

 

Reinventar

“É surpreendente como o Brasil continua a se reinventar com empresários pujantes que ajudam para que o país esteja avançado quando falamos em tecnologias de combustíveis alternativos. Então, hoje, é uma mistura das máquinas mais modernas e inovadoras da John Deere junto a Be8, que está trazendo ao mercado biocombustíveis de primeiro nível, incluindo novos combustíveis, como o Be8 BeVant. Nós entendemos que o mundo precisa de várias alternativas e trabalhamos com diferentes combustíveis para atender as necessidades de diferentes clientes,” disse o vice-presidente de Marketing e Vendas América Latina da John Deere, Antonio Carrere.  

Inovação

"A parceria entre a John Deere e a Be8 reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Para nós, da SLC Máquinas, o lançamento do novo biocombustível Be8 BeVant representa um passo significativo no apoio aos clientes que utilizam máquinas nos setores agrícola, de construção e pavimentação. Essa iniciativa contribui diretamente para a jornada ESG, promovendo um futuro mais limpo e sustentável para todos," comenta o CEO da SLC Máquinas, Anderson Strada.

Propósito

Compostela, o nome da fazenda, significa “campos estrelados” e faz referência à cidade espanhola Santiago de Compostela, destino de uma das rotas peregrinas mais antigas e desafiantes do velho continente e que foi concluído por Battistella em julho de 2024, após percorrer mais de 800km. “Na jornada, fortaleci propósito de construir um mundo melhor para as futuras gerações por meio de ações e exemplos. Todos os meus empreendimentos são pilares desse propósito e estou feliz em poder reafirmar meus compromissos e atuar no Brasil com mais determinação para atingir as metas a que nos propusemos em favor do desenvolvimento sustentável. Compostela me lembrará todo dia desse desafio”, disse o empresário.

 

 

O NACIONAL