Acadêmicos do Curso de Educação Física são protagonistas no Fórum de Estudos Olímpicos

Acadêmicos do Curso de Educação Física são protagonistas no Fórum de Estudos Olímpicos
Grupo de Estudos Olímpicos da URI .

Finalizado o Fórum de Estudos Olímpicos 2024, realizado em São Paulo durante três dias intensos de debates e apresentações na COB Expo, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil. O evento reuniu membros e colaboradores do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, incluindo Bianca Gama Pena, Otávio Tavares, Georgios Hatzidakis, Christian Kern, Marcelo Haiachi, Doiara Silva dos Santos, Larissa Tressi e José Luis “Nino” Dalla Costa.

Com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, o fórum proporcionou um espaço único para a troca de conhecimentos sobre temas como governança, responsabilidade social e ambiental. Além disso, foram apresentados 37 trabalhos acadêmicos, destacando o crescimento e a relevância dos estudos olímpicos no Brasil e no mundo.

Os componentes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos (GEPEF/EO) da URI Erechim, participantes desta viagem, apresentaram 06 trabalhos acadêmicos relacionados ao Programa de Educação Olímpica da URI Erechim. A Unimed Erechim, por meio do CAIS (Centro de Atenção Integral à Saúde) e a Medicina Preventiva, são apoiadores das atividades do GEPEF/EO.

Para os acadêmicos Augusto Balvedi Zakrzevski e Diogo Augusto Dallazen (Bolsista de Extensão), “participar de eventos acadêmicos é uma das formas de socialização que temos durante a vida acadêmica e essa socialização vem ao encontro de construir uma rede de contatos/networking, que poderá auxiliar em nosso futuro profissional”.

Augusto apresentou o trabalho sobre “A contribuição da educação olímpica na qualidade de vida de idosas do Grupo Universidade sem Limites da URI Erechim”. Enquanto isso, Diogo apresentou o trabalho sobre o “Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul de Erechim: Educação Olímpica, atividade física e saúde mental”. 

Conforme João Victor Azambuja de Souza e Neomar Mettler Piva, “ao participarmos de eventos como o Fórum de Estudos Olímpicos e da COB Expo, tivemos a oportunidade de assistir a palestras e mesas-redondas ministradas por especialistas renomados, de apresentar nossos trabalhos acadêmicos, de interagir com colegas de outras instituições e países e expandir nossa rede de contatos profissionais”.

João apresentou o trabalho sobre o “Programa de Educação Olímpica da URI Erechim: Escolinha de Judô da Escola Básica”. Neomar apresentou o trabalho sobre o “Programa de Educação Olímpica: Mini Tênis Olímpico”.

Para as Professoras de Educação Física, Adriane Carla Vanni (Curso de Educação Física) e Larissa Tressi (Escola de Educação Básica) “é importante ressaltar o crescimento pessoal de nossos acadêmicos e estudantes ao conseguirem vencer o desafio de falar em público, elevando a autoconfiança na exposição de seus conhecimentos. Participar de eventos científicos é fundamental na formação acadêmica integral do profissional de Educação Física”.

Larissa apresentou o trabalho sobre a “Escolinha de Dança no Programa de Educação Olímpica da URI Erechim”. Enquanto isso, Talita Tressi, representando a Comissão de Imagem Pública do Interact Club Erechim Boa Vista, apresentou o trabalho sobre a “Operação Olímpica de Páscoa e Natal da URI Erechim”.

Para o Professor José Luis “Nino” Dalla Costa, o GEPEF/EO alcançou seu objetivo “de fomentar o intercâmbio com grupos de pesquisas em Estudos Olímpicos, efetivando a troca de experiências científicas, pesquisas, ações extensionistas e publicações, além da integração cultural e acadêmica”.

Acadêmicos e Professores também participaram de painéis na COB Expo com atletas olímpicos. Duas das maiores ginastas da história se encontraram na COB Expo em São Paulo: a romena Nadia Comaneci e a brasileira Rebeca Andrade. Rebeca se tornou a maior medalhista olímpica da história do Brasil ao chegar ao sexto pódio nos Jogos de Paris 2024. Hoje, a paulista de 25 anos tem dois ouros, três pratas e um bronze na carreira olímpica que ainda tem mais um capítulo planejado para Los Angeles 2028. 

Nascida na Romênia, Nadia Comaneci encantou o mundo nos Jogos Olímpicos de Montreal 1976, quando aos 14 anos se tornou a primeira ginasta a receber a nota 10 em uma edição da competição. Ao todo, foram sete notas perfeitas durante a competição em que conquistou três medalhas de ouro (individual geral, barras assimétricas e trave), uma de prata (equipe) e uma de bronze (solo). Quatro anos depois, em Moscou 1980, despediu-se com mais quatro medalhas, sendo duas de ouro e duas de prata. 

Já as campeãs olímpicas de vôlei de praia, Duda e Ana Patrícia, relataram toda a trajetória para o ouro olímpico em Paris 2024. 

O Professor José Luis “Nino” Dalla Costa conversou com Paulo Wanderley Teixeira, Presidente do Comitê Olímpico do Brasil. A conversa foi sobre a relação entre o Programa Transforma do COB e o Programa de Educação Olímpica da URI Erechim. O Transforma é o programa do Comitê Olímpico do Brasil de promoção dos Valores Olímpicos que contribui para a formação integral do ser humano. Como um programa de Educação Olímpica, atua em parceria com escolas, capacitando professores de todas as disciplinas, realizando ações para professores e alunos.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO