Dia nacional do doador de sangue terá atividades para atrair jovens no Hospital de Clínicas

O gesto de doar sangue vai ser celebrado com várias atividades no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, dia 24 de novembro, sexta-feira. Durante todo o dia, doadores e servidores participam de shows musicais, apresentações de humor e até sessões de massoterapia e maquiagem. Entre as atrações confirmadas estão um pocket show do Guri de Uruguaiana e a presença do influenciador digital Bernardo Stern. O objetivo é atrair mais doadores para o Banco de Sangue da instituição, principalmente os jovens, já que a doação é permitida a partir dos 16 anos. “Toda doação é importante, mas se o público mais jovem adquirir o hábito da doação, isso pode se manter por muitos anos”, acredita a coordenadora da Captação do Banco de Sangue, Patrícia Selteinreich.
Confira as atrações:
9h - Abertura Poema Hemotiva da Carolina Canabarro
Massoterapia, Maquiagem Mary Kay e Reiki
09h15 -Prata da casa – Sidney voz e violão
09h45 -Viver de Rir e personagens lúdicos
10h -Guri de Uruguaiana
Influencer digital Bernardo Stern
10h30 - Ginástica laboral
11h - Coral do HCPA
13h - Massoterapia, Maquiagem Mary Kay e Reiki
15h- Ginástica Laboral
Situações como transplantes, cirurgias ou um parto mais difícil podem consumir grandes volumes de sangue. O ideal é que 80 pessoas façam a captação diariamente, mas a média de frequentadores diários costuma ficar em 60. Além disso, a proximidade das férias e festas de fim de ano costuma diminuir o número de doações.
Como doar- é preciso ter entre 16 (menores de 18 devem estar acompanhados de responsável legal) e 69 anos, ter feito a primeira doação antes dos 60 anos, pesar 50kg ou mais, não estar em jejum e ser saudável. É necessário apresentar documento de identidade com foto.
O material utilizado na coleta do sangue é descartável e individual, sem nenhuma possibilidade de transmitir doenças. Antes da doação é realizada uma entrevista clínica com verificação da pressão arterial, temperatura, frequência cardíaca e teste da anemia.
As doações para o Hospital de Clínicas devem ser feitas no 2o andar da Unidade Básica de Saúde Santa Cecília, que tem entrada pela rua São Manoel, 543. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, preferencialmente para moradores da Capital e Região Metropolitana. Aos sábados, o Banco de Sangue funciona das 8h às 12h, para agendamento prévio para grupos. O telefone para informações é o (51) 3359.8504. Também é possível agendar clicando aqui.
Comentários (0)