Ciranda Agroecológica vai levar 500 estudantes para valorizar o meio ambiente
A Embrapa, em parceria com a Emater/RS-Ascar, o CAPA, a UFPel e apoio de outras organizações, está realizando o Agroecologia 2024, um evento que congrega vários outros, como o 19° Dia de Campo da Agroecologia, a 3ª Feira da Agroecologia, a 2ª Ciranda Agroecológica, uma exposição de máquinas para a Agricultura Familiar e uma Feira de mostra e troca de sementes crioulas, além de um espaço cultural. Durante três dias consecutivos este conjunto de atividades pretende reforçar o papel da Agroecologia como estratégia para a resiliência dos sistemas agroalimentares. A Estação Experimental Cascata (EEC), uma das bases físicas da Empresa, concentra entre os dias 4 a 6 de dezembro, toda a programação.
O coordenador técnico da EEC, João Carlos Costa Gomes, explicou que o evento quer potencializar cada vez mais o papel da Agroecologia com a realização de um dos maiores eventos da Unidade de Pesquisas, realizando atividades simultâneas que mostram a necessidade de estratégias para a resiliência dos sistemas agroalimentares e enfrentamento das crises climáticas. “A Agroecologia vai além do sistema de produção, do manejo correto dos cultivos, ela pretende ser uma estratégia de conexão entre as pessoas e com seus territórios, com o modo de vida, com o saber fazer, com a cultura e com a organização social para melhorar o bem viver”, disse. A produção de alimentos de qualidade representa uma forma de articulação entre Sociedade e Natureza.
Ciranda Agroecológica
Entre os eventos simultâneos, acontecerá a II Ciranda Agroecológica, um espaço onde dezenas de escolas do ensino fundamental de Pelotas e região conduzirão seus alunos para formação de uma consciência em que os sistemas de produção se relacionem de maneira harmoniosa com a agrobiodiversidade. São esperados durante os dois dias de evento cerca de 500 estudantes. No espaço montado para apresentar estações lúdicas e socioeducativas, os escolares vão conhecer o planeta dos insetos, a estação das águas, o banho de floresta e muitas novidades. Esta atividade ocorrerá no dia 4, das 13h30 às 17h e no dia 5, das 9h às 17h.
“Este espaço da Ciranda, demonstra o quanto é possível reunir as crianças e jovens como forma de rejuvenescer a agricultura e como a Agroecologia pode valorizar a Agricultura Familiar, mostrando que no campo é possível existir uma vida de qualidade, uma vida digna”, defendeu Costa Gomes.
19º Dia de Campo da Agroecologia
O dia de campo neste ano, vai ocorrer durante todo o dia 5, das 9h às 16h, ao privilegiar tecnologias que possam recompor os sistemas de produção e agroalimentares com o objetivo de recuperar a produção e a produtividade de cultivos agrícolas fortalecendo a agricultura familiar, a economia rural e urbana. Serão apresentadas quatro Estações: Agrosóciobiodiversidade; Serviços Ambientais; Sistemas biodiversos; e Insumos para a Agroecologia.
Atividades paralelas inovadoras
Serão realizadas também as atividades paralelas como a terceira edição da Feira de Agroecologia e a Mostra Cultural e Artística, e ainda, acrescentada as novidades da Mostra e Troca de Sementes Crioulas, da Exposição de Máquinas para a Agricultura Familiar. Todos esses eventos serão realizados no dia 5 de dezembro. Já o Seminário sobre o papel das Agências Públicas no fortalecimento das Redes Sóciotécnicas da Agroecologia, outra inovação no evento, ocorrerá no turno da manhã, do dia 6 de dezembro, reunindo técnicos que atuam em Agroecologia de várias regiões do País.
Os interessados podem acompanhar a programação que está disponível no site da Embrapa.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
|
Comentários (0)