Forte temporal deixa rastro de destruição em Erechim
O local mais atingido foi o Rio Tigre e o Executivo pode decretar situação de emergência. Na região também foram registrados estragos
A tarde da quinta-feira, 24, foi assustadora em Erechim e região. Um forte vendaval e chuva, deixou estragos gigantescos.
Na noite de ontem, a Força Voluntária do Alto Uruguai e a Defesa Civil já tinham atendido 185 ocorrências, porém muitas casas que foram destelhadas ainda não tinham sido atendidas. Os números finais devem ser divulgados hoje. Além dos destelhamentos, dezenas de árvores e até postes de concreto caíram, obstruindo vias.
Local mais atingido
O local mais atingido foi o Bairro Progresso (destelhamentos) e o Rio Tigre, onde a força do evento deixou um rastro de destruição. Folhas de aluzinco foram arrancadas e jogadas a mais de 100, 200 metros. Caíram sobre casas, e sobre a rede de energia elétrica.
Capela registra estragos
A igreja da comunidade, a Capela Nossa Senhora da Saúde, foi atingida por uma viga que desprendeu do telhado, furando o forro, acertando uma cruz da madeira que ficava suspendo no altar, a estraçalhando.
“Por sorte a imagem da santa ficou intacta”
A moradora do local, Inês Bianchi, foi uma das primeiras a chegar no local. Ficou estarrecida com o que viu, mas ao mesmo tempo agradeceu, pois se tivesse alguém dentro da igreja, poderia ter sido uma tragédia: “por sorte a imagem da santa ficou intacta”.
Falta de luz, queda de árvores
Vários pontos da cidade ficaram sem luz ao longo da tarde. Na área central, a força do vento, derrubou árvores na Rua Nelso Ehlers, e várias motos que estavam no estacionamento central. Um prédio em construção teve sua rede de proteção praticamente arrancada pela força do vento.
Em breve, decreto de emergência
Diante dos estragos e da contabilização de ocorrências e a necessidade do município ter que entrar com recursos de forma imediata, o prefeito Paulo Polis e a secretária de Administração, Izabel Ribeiro, devem em breve declarar situação de emergência em toda a área de Erechim, afetada pelo vendaval
Assistência imediata aos afetados
Ao longo do dia de ontem, e noite a dentro o município disponibilizou todo o aparato disponível para conter os efeitos do desastre, bem como assistência aos afetados.
FONTE: JORNALISTA RODRIGO FINARDI / JORNAL BOM DIA
Comentários (0)