Hospital São Roque contará com equipamento para endoscopia por vídeo

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a direção do Hospital São Roque, de Getúlio Vargas assinaram convênio prevendo um repasse de R$ 384 mil para compra e instalação de um sistema de videoendoscopia. De acordo com o comando da instituição, a expectativa é de 400 exames por mês.
Para quem não está familiarizado à terminologia médica, a videoendoscopia é um procedimento que permite a visualização interna do trato gastrointestinal, utilizando para isso um endoscópio flexível equipado com pequena câmera. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva, pois não requer incisão cirúrgica.
É indicada para avaliação diagnóstica e, quando possível, tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo esôfago, estômago e segmento inicial do duodeno.
“Que tenhamos recursos para atender às necessidades geradas pelo número crescente de atendimentos, mesmo em hospitais de pequeno ou médio porte”, ressaltou a titular da SES, Arita Bergmann. Ela também mencionou uma ocasião de 2022 em que visitou as obras do setor de cirurgia geral, hoje em pleno funcionamento.
Após a rubrica do documento, o presidente da instituição (que completará 100 anos em janeiro), Clovis Dall’Agnol declarou: “Estamos adquirindo equipamentos de última geração”. Participaram do ato a secretária municipal da Saúde de Getúlio Vargas, Tatiana Novelli e integrantes da equipe técnica da SES, além da deputada estadual Nadine Anflor.
Comentários (0)