Prefeitura de Getúlio Vargas promove formatura do projeto Fiscal Ambiental Mirim

Prefeitura de Getúlio Vargas promove formatura do projeto Fiscal Ambiental Mirim


Iniciativa se desenvolveu de forma intersetorial por meio das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente

Na tarde da última sexta-feira, 08, nas dependências do Salão de Atos, foi realizada a cerimônia de certificação dos estudantes que participaram do projeto Fiscal Ambiental Mirim, desenvolvido pelas secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação.
O projeto teve três módulos, com aulas teóricas e práticas, visitações aos espaços de destinação de resíduos e trilha ecológica. Além disso, os estudantes fizeram o plantio de mudas de árvores nativas e tiveram aulas sobre conscientização da preservação ambiental. Ao todo cerca de 60 estudantes das escolas Pedro Herrerias, Cônego Stanislau Olejnik e 15 de Novembro participaram e foram certificados como Fiscal Ambiental Mirim, compreendendo o papel da fiscalização no intuito de preservar a natureza e seu ecossistema (fauna e flora) além de auxiliar no combate às contravenções ambientais.
No dia da formatura, além de terem recebido o certificado de 10h de curso, os estudantes ganharam mais uma muda de árvore e assistiram à palestra da bióloga Me. Amanda Perin Marcon.
Para o secretário do Meio Ambiente, Jackson Karpinski, esse projeto visa fortalecer a consciência ambiental a fim de combater a falta de preservação cada vez maior na sociedade atual.
Para o secretário municipal de Educação, professor David Zanoni, o tema Educação Ambiental, além de estar previsto na legislação educacional como um tema transversal, é elemento essencial na formação do ser humano de forma integral.
As aulas foram ministradas pela fiscal ambiental, servidora da prefeitura de Getúlio Vargas, Rafaela Ortolan, idealizadora do projeto, juntamente com o secretário municipal adjunto do Meio Ambiente, Marcio Prado, e contou com o apoio do diretor de Esporte e Lazer, Alexandre Rossi.