Rotary Clube - Governadora distrital realiza sua visita oficial

Rotary Clube
Governadora distrital realiza sua visita oficial
Ana Cristina Baggio fala sobre credibilidade e projetos
O Rotary Clube de Getúlio Vargas recebeu a visita oficial da governadora do Distrito 4.700, Ana Cristina Baggio. Foi na quarta-feira (04). Recepcionada no marco rotário, localizado no trevo norte na entrada da cidade, o grupo almoçou na La Bodega, onde recebeu a reportagem do jornal A Folha Regional. Na agenda da governadora, visita ao prefeito Mauricio Soligo, ao Hospital São Roque, o chá da tarde com a Casa da Amizade, a reunião com o conseho diretor, encerrando com o jantar festivo no Benedetto.
Com apenas oito anos de Rotary, a governadora fala com muita propriedade e confiança sobre a instituição que está presente no mundo há 116 anos. Ao longo desse período, ela assumiu várias funções no RC de Paim Filho, chegando a presidência do clube e agora a governadoria. Professora da rede estadual de ensino, graduada e com mestrado pela UPF, Ana Cristina se dedicou muito para esses compromissos, cursando os níveis básico, intermediário e avançado da Central de Aprendizagem do Rotary.
Destacando a credibilidade do Rotary Internacional, justifica que esta é uma das instituições mais confiáveis do mundo, pois todos os projetos realizados chegam in loco onde ele é feito. Lembra que o Rotary possui acentos permanentes na ONU, e que hoje são 1,2 milhões de rotarianos no mundo; 57 mil no Brasil; e 1.700 no Distrito 4.700, distribuídos em 59 clubes, em 45 municípios.
A cada ano rotário, o líder internacional apresenta um lema. Para 2024/2025 é “A magia do Rotary”, definido pela presidente, que é a segunda mulher a assumir a função, “num universo totalmente masculino, já que as mulheres puderam assumir cargos no Rotary há 32 anos”, comenta Ana Cristina, a terceira mulher a assumir o Distrito 4.700. Mas a governadora faz questão de ressaltar os dois lemas que seguem o Rotary desde sua existência: “Dar de si, antes de pensar em si” e “Mais se beneficia quem melhor serve”.
O próximo presidente internacional será brasileiro: Mário César Martins de Camargo, do RC Santo André/SP, sendo o quarto a assumir a função. Os clubes de Rotary de todo o Brasil já estão trabalhando no projeto 60 mil, visando chegar a esse número de associados na futura gestão.
A governadora lembra que existem projetos distritais e globais dentro das sete áreas do RI, sendo a saúde, educação e meio ambiente as mais trabalhadas. Também, existem muitos projetos que beneficiam a comunidade, dentre eles o de Mobilidade para todos, com o banco ortopédico. Comentou, ainda, que está em estudo um projeto de subsídios globais que irá beneficar os municípios atendidos pelo Hospital São Roque.
Fez questão de falar sobre o programa permanente do Rotary Internacional, que é a erradicação da poliomielite. “O Brasil tem fronteiras abertas e está suscetível a entrada do vírus a qualquer momento”, informa, preocupada. Segundo ela, dois países (Afeganistão e Paquistão) ainda estão com o vírus selvagem, e em outros três está se alastrando nas fronteiras. “A vacinação é importante e sua ação é permanente”, frisa Ana Cristina. “A cada U$ 1 (dólar) que o Brasil dá através dos rotarianos, a Fundação Bill Gates investe U$ 2 nessa campanha, possilibitando a compra das doses da vacina”, informa.
O Rotary tem várias avenidas, entre elas, uma trata das diferenças e da inclusão, visando a renovação de ideias e ações, mas sem perder a essência do servir. E sobre o programa de intercâmbio, disse que hoje o Distrito está recebendo três intercambistas, vindos da Alemanha, Estados Unidos e México, assim como brasileiros no exterior. Também tem o programa Intercâmbio da Amizade, que acontece dentro do Brasil.
Fotos da visita na página social desta edição.
Comentários (0)