Anac limita número de voos no Aeroporto Lauro Kortz

Quantidade de voos fica limitada até que melhorias de infraestrutura sejam feitas conforme exigências
Medida cautelar, emitida esta semana pela Anac - Agência Nacional de Aviação Civil, limita as frequências de voos comerciais regulares em sete aeroportos regionais. Dentre os aeródromos afetados está o Aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo, que fica limitado a 10 voos comerciais por semana. Atualmente, as empresas Azul, Gol e Latam realizam um total de 17 voos a partir do aeroporto. De acordo com a Anac, essa decisão foi motivada pela necessidade de os operadores aeroportuários listados se ajustarem aos elementos mínimos de infraestrutura e segurança operacional exigidos pela Anac, conforme prazo previsto na disposição transitória do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 139. O prazo dado venceu no último dia 3 de outubro.
Alargamento da pista
As melhorias foram solicitadas aos aeroportos há cerca de três anos. Agora, os aeroportos deverão promover uma série de ajustes, como compatibilização da largura da pista de pouso e decolagem com as aeronaves que as companhias aéreas utilizam na localidade, manutenção de faixa preparada, que deve ficar limpa e livre de obstáculos, além de delimitação da Área de Segurança de Fim de Pista (em inglês, Runway End Safety Area, Resa) e instalação de Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação (PAPI).
Limitação
Até que as melhorias sejam implementadas, pousos e decolagens deverão ocorrer conforme limite estabelecido e dentro das condições mandatórias para operação definidas no anexo a cada uma das portarias. As restrições poderão ser retiradas após a realização das adequações necessárias pelos aeroportos. Os aeroportos que tiveram operações limitadas são Araçatuba (SP): 4, Jaguaruna (SC) 12, Passo Fundo (RS): 10, Presidente Prudente (SP): 6 e São José do Rio Preto (SP): 30. Além desses, através de portarias específicas, Fernando de Noronha (PE) tem limite de 31 voos semanais e restrições para operações noturnas. Caxias do Sul, com limite de frequências semanais para aeronaves 3Cem 21 voos.
Readequação
As empresas que operam no Lauro Kortz, o Departamento Aeroportuáriodo RS e a atual operadora, Infraero, ainda não emitiram comunicada de como será a adequação à medida cautelar da Anac.
O NACIONAL
Comentários (0)