Das páginas do jornal, por Neivo A T Fabris. Coluna da edição de 10/10/2025.

Das páginas do jornal, por Neivo A T Fabris. Coluna da edição de 10/10/2025.

Das páginas do jornal

Desde o ano de 1918, quando do lançamento do jornal “O Erechim – Folha Independente, Comercial e Noticiosa”, outros tantos foram editados. Ao semanário capitaneado por Cândido Cony, que na primeira fase informava ser “Órgam Republicano”, e que deixou de circular no ano de 1923 durante a última “revolução a cavalo”, muitos outros vieram a lume em Getúlio Vargas. Houveram jornais de uma primeira e única edição. Outros mais longevos, como “O Repórter da Serra”, fundado e dirigido por José Antônio Zahr.

II - No dia 16 de outubro de 1949 circulou o primeiro número do jornal “Chico Tasso”. Abaixo do título a informação que sairia aos domingos. Seus responsáveis eram Oscar Six e Hermes Medeiros Soares. Na capa da edição número 2, um reclame dirigido aos Católicos Getulienses: “Auxiliai nossa Igreja adquirindo alguns números de sua rifa”. Em obras desde o ano de 1936, a nova Igreja Matriz seria inaugurada em fevereiro de 1950. Na página dois o informe da Câmara de Vereadores: “Criação de mais dois distritos. Na sessão da semana, o Legislativo getuliense havia autorizado a criação do 4º e 5º Distrito, com sedes em Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto, respectivamente.

III - Um suicídio ocorrido em Estação Getúlio Vargas foi a notícia da capa da edição de 30 de outubro. Além do nome e idade da vítima, a informação que o fato ocorreu às 06h30min do dia 25, numa curva próxima da Estação Ferroviária, quando passava o Direto Paulista. Na mesma edição a informação que o Mauro Motta, subdelegado de Polícia, iria agir com rigor para “coibir de vez por todas o abuso de certos motoristas que resolveram fazer da pista de corrida a principal via pública desta cidade”. Na coluna social os aniversariantes da semana, dentre os quais o Irmão Gabriel Leão: “o ilustre professor do Colégio Cristo Rei foi alvo de calorosa recepção por parte de seus discípulos”.

IV - Os primeiros reclames (propagandas) apareceram a partir da terceira edição: Harmônica Somenzi; Indústria Getuliense – Fábrica de Móveis; O. Trussardi & Cia;  Churrascaria Gaúcha; Exclusivista Renner, de Antônio Vezaaro; Mazzzoleni, o Vinho dos Vinhos – Pedro A. Mazzoleni & Irmãos; e Casa Grendene. De Estação Getúlio Vargas: Cooperativa de Produção de Banha Sant’Ana Ltda; e Zambenedetti & Cia. Do Rio Toldo: Antônio Malacarne - Comércio em Geral, representante da gasolina PanAm; e Casa Comercial de Frederico Ecker.

V - Na edição de 5 de dezembro o jornal reproduziu matéria de O Nacional, de Passo Fundo, que pautou a existência do periódico: “Temos em nosso poder os números 1 e 2 do Chico Tasso, órgão que se edita na cidade de Getúlio Vargas, sob a direção de Oscar Six. Trata-se de um jornal de crítica, que também não se nega a elogios de acordo com as circunstâncias. Tem boa matéria redacional, de agradável leitura. Almejamos ao novo jornal longa existência”. A contar de então, outras nove edições chegaram aos assinantes. A de número 17, de 5 de fevereiro de 1950, foi a derradeira. Com o título “Ponto Final”, a despedida: “... aos nossos amigos que moral e materialmente nos auxiliaram, os agradecimentos e as despedidas do “CHICO TASSO”.

Curtas

# Um requerimento, quatro pedidos de providência, um projeto de lei do Executivo, e duas indicações entraram na pauta da sessão da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas na noite de quinta-feira (09).
# De autoria do vereador Ademar Rigon (PP), o requerimento sugere à Mesa Diretora a realização de sessão em homenagem aos 40 anos do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região.
# O Projeto de Lei 82/25 pede autorização para firmar parceria via Termo de Fomento com o Automóvel Clube Getúlio Vargas – ACGV.
# Da bancada do MDB, indicação a Secretaria Municipal da Saúde da ampliação do horário de atendimento médico, ambulatorial e de retirada de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde dos Distritos de Rio Toldo e Souza Ramos.
# Duas integrantes do primeiro escalão do governo Eduardo Leite (PSD) cumprem agenda na região nesta sexta-feira e sábado.
# Em Erechim, Izabel Matte, da Secretaria de Obras Públicas, assina na manhã de hoje a ordem de início das obras do Colégio Estadual Haidee Tedesco Reali, com investimento de R$ 777 mil.
# A titular da Secretaria de Estado da Educação se reúne na Villa Trentin com diretores das escolas estaduais da região.
# À tarde, também no Villa Trentin, Raquel Teixeira vai se encontrar com prefeitos e secretários de educação para tratar do regime de colaboração.
# Na manhã de sábado (11), as duas secretárias participam da solenidade de entrega das obras da sede da 15ª Coordenadoria Regional de Educação e da 15ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas.
# Às 15 horas de sábado, a secretária de Educação será recebida no CTG Getúlio Vargas.
# Durante o Café de Chaleira, Raquel Teixeira vai conversar com professores, servidores e autoridades ligadas a área da educação.

Dito & Feito:

O promotor de Justiça, Rodrigo Piton,  atendeu ao convite da Secretaria Municipal de Educação de Erebango para uma palestra. No encontro realizado com os professores e pais na quarta-feira (08), o integrante do MP/RS falou sobre os impactos do uso excessivo da tecnologia na infância. Com embasamento técnico, o convidado tratou do tema, com ênfase aos prejuízos que o uso descontrolado das telas podem causar no desenvolvimento físico, comportamental e cognitivo dos jovens. 

Da série “Imagens de Getúlio Vargas”.