Emater/RS-Ascar participa do 1º Encuentro Binacional de Trabajo Artesanal con Lanas no Uruguai

Emater/RS-Ascar participa do 1º Encuentro Binacional de Trabajo Artesanal con Lanas no Uruguai
A Emater/RS-Ascar foi representada por seis extensionistas dos escritórios regionais de Bagé e Pelotas e pela assistente técnica estadual Ivanir Argenta.

Com o objetivo de promover o intercâmbio cultural, técnico e social entre mulheres tecedoras do Brasil e do Uruguai — valorizando o trabalho artesanal e incentivando o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais — foi realizado no último final de semana (03 a 05/10), na cidade de Rivera, o 1º Encuentro Binacional de Trabajo Artesanal con Lanas. O evento reuniu mais de 100 artesãs de todos os distritos uruguaios, além de participantes brasileiras.

A Emater/RS-Ascar foi representada por seis extensionistas dos escritórios regionais de Bagé e Pelotas e pela assistente técnica estadual Ivanir Argenta. Integraram ainda a comitiva brasileira duas artesãs dos municípios de Piratini e Herval, que apresentaram seus trabalhos na mostra de artesanato, e o grupo Lãs do RS, com a coordenadora Letícia de Cássia e artesãs da Rota da Lã, levando à feira a qualidade e a diversidade da produção artesanal gaúcha.

Ao longo dos três dias de programação, as participantes acompanharam palestras e oficinas sobre marketing, design têxtil, fornecimento de matérias-primas e experiências exitosas na produção artesanal.

A Emater/RS-Ascar também contribuiu com a realização da oficina Tear de Pompons, ministrada no domingo (05/10) pelo extensionista Anderson Fontoura, que proporcionou um momento de troca de saberes e integração entre artesãs brasileiras e uruguaias.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar