Subseção da OAB contempla educandários com o programa OAB vai à escola

Ação é realizada por advogados e advogadas que se dispõem voluntariamente a colaborar com a atividade
O programa OAB vai à escola é um projeto que foi instituído pela Seccional do RS há algum tempo. Esse ano, o programa está sendo realizado em parceria com a Comissão da Mulher Advogada, com o assunto Combate à violência contra a mulher, “em razão dos números absurdos relacionados a esse tipo de violência”, justifica a presidente da OAB/Subseção de Getúlio Vargas, Mariana Gorosterrazu Martinelli.
Ao longo deste ano letivo, advogados da Subseção de Getúlio Vargas já estivemos nas escolas municipais Antônio Zambrzycki, no Bairro Consoladora, e Pedro Herrerias, no Bairro Champagnat; e durante três dias no Colégio Estadual Antônio Scussel (Ceas), no centro da cidade. O programa envolveu estudantes das turmas do 6º ao 9º do ensino fundamental, do ensino médio e da Eja (Educação para Jovens e Adultos) do ensino médio.
Os advogados e advogadas que participam voluntariamente do programa, de acordo com o interesse e a disponibilidade de cada um, fazem explanações sobre os tipos de violência - psicológica, física, moral, emocional, patrimonial e sexual -, cyber bullying e sobre o ciclo da violência. Eles explicam como agir e o que fazer no caso de ser vítima em alguma dessas situações ou presenciar e conviver em situações onde se apresenta algum tipo de violência. As tipificações penais e os agentes dos crimes relacionados a violência doméstica também são abordados e as conversas acontecem com a interação dos estudantes.
O objetivo do programa é conscientizar os jovens a respeito da gravidade desse tipo de crime e alertar ambos os gêneros para que identifiquem quais são os tipos de violência e que evitem que atos de violência se perpetuem.
Comentários (0)