Comissão Estadual retoma reuniões de organização dos Festejos Farroupilhas

Comissão Estadual retoma reuniões de organização dos Festejos Farroupilhas
A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas retomou, na terça-feira,2, os encontros.

Momento decidiu que atuantes em resgate e reconstrução nas enchentes serão homenageados

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas retomou, na terça-feira,2, os encontros visando à organização das festividades de 2024. Realizada na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em Porto Alegre, a reunião discutiu, entre outros temas, os preparativos para o lançamento dos Festejos e para o acendimento da Chama Crioula, ambos os eventos programados para o mês de agosto.


Retomada dos setores culturais
Presente no encontro, a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, afirmou que a Sedac está realizando movimentos para estimular a retomada de diversos setores culturais, entre eles o tradicionalismo. “Os Festejos deste ano serão fundamentais para fomentar e simbolizar a reconstrução do Rio Grande do Sul e o resgate da autoestima do gaúcho”, destacou. Ela informou que o governo do Estado está trabalhando na captação de patrocínios para os eventos e que já há projetos relacionados às festividades que estão com recursos aprovados via Lei de Incentivo à Cultura (LIC).


Formulário sobre as programações locais dos Festejos
A secretária adjunta de Estado da Cultura, Gabriella Meindrad, está deixando o cargo, mas permanece como presidente da Comissão. Gabriella salientou que “ao longo dos últimos anos, a Sedac não tem medido esforços para apoiar a realização dos Festejos Farroupilhas. Saio da secretaria muito orgulhosa de tudo o que fizemos e que continuará sendo feito. Em 2024, as festividades reafirmarão a força e o espírito coletivo do povo gaúcho”. A Sedac, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o MTG, encaminhará aos municípios um formulário para preenchimento das programações locais dos Festejos.

Homenagens
Na reunião foram debatidas possibilidades de datas e de formatos para o lançamento dos Festejos – ficou definido que, na ocasião, serão homenageadas pessoas que atuaram nos trabalhos de resgate e de reconstrução relacionados às enchentes. A Comissão também debateu aspectos relacionados ao e-book virtual e impresso e ao acendimento da Chama Crioula, o qual ocorrerá em Alegrete, de 16 a 18 de agosto. Além disso, foram formados grupos de trabalho que darão andamento à organização do desfile temático e tradicional que acontece em 20 de setembro.

ASSESSORIA DE IMPRENSA