Especial O Seu Direito - A Palavra da Presidente

A Palavra da Presidente.
Os novos papéis da advocacia e seus principais desafios
A advocacia é uma atividade profissional bastante tradicional, mas evolui constantemente, é atividade essencial, e continua sendo moderna, ética, extremamente necessária - e cada vez mais inserida em praticamente tudo o que ocorre em sociedade.
Assim como as demais profissões, precisa se atualizar e reinventar constantemente, uma vez que muda a profissão, muda o contexto, e muda a própria realidade em que atuamos.
Para muitos, a advocacia corre o risco de ser substituída pela tecnologia, pelos softwares, robôs e algoritmos, mas enganam-se esses ao desconsiderar que a complexidade do mundo real, e o impacto de análises e decisões superficiais, apressadas, genéricas ou equivocadas podem ser causar enormes prejuízos. E que, justamente por tais razões, o papel do advogado bem preparado e atualizado é, e continuará sendo, essencial.
O universo contemporâneo é cada vez mais dinâmico, ágil e tecnológico, e a todo tempo surgem novas áreas na advocacia, e novas maneiras de prestarmos os nossos serviços, o que gera novos contextos, novas oportunidades e novos desafios - com os quais precisamos conviver, e para os quais temos que nos preparar e organizar.
A chamada “advocacia do futuro” já chegou, e o advogado moderno precisa, portanto, ter formação ainda melhor, entender de outras áreas do conhecimento, adquirir novas competências, trafegar muito bem por toda a nova gama de temas jurídicos, conviver com a tecnologia, e dela se socorrer para trabalhar, sem perder a consciência de que ferramentas tecnológicas ajudam, mas não nos substituem.
Só quem vivencia o ambiente de Foros, audiências e cartórios sabe o diferencial que um advogado pode representar para cada cliente. A advocacia lida, essencialmente, com relações humanas, particularidade de processos e defesa de direitos fundamentais da sociedade. São realidades ímpares no atendimento de cada causa. A Justiça é uma área complexa e diferente de outros segmentos. Por isso, é tempo de se atualizar, debater e adotar muita cautela com o tema da substituição do homem pela inteligência artificial.
Esse é o intuito da OAB do Rio Grande do Sul: trazer inovação, empreendedorismo e tecnologia a advocacia gaúcha.
O Mês da Advocacia, além de ser uma celebração a profissão, é também momento para debates, treinamentos e cursos, que nos capacitarão para sempre melhor servir a sociedade.
Foto - Juliane Lang Piazzeta Giacomazzi, presidente da OAB/Subseção de Getúlio Vargas
Comentários (0)