Fogo Simbólico chega a Getúlio Vargas e marca início da Semana da Pátria 2025

Fogo Simbólico chega a Getúlio Vargas e marca início da Semana da Pátria 2025


Cerimônia contou com autoridades municipais, Brigada Militar e Liga da Defesa Nacional

 

O município de Getúlio Vargas recebeu, nesta quarta-feira (20), a centelha do Fogo Simbólico da Pátria, em solenidade que marcou a abertura oficial das atividades alusivas à Semana da Pátria 2025. O ato integrou a 88ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, organizada pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, considerada a maior jornada cívica do mundo, que percorre diferentes municípios gaúchos em uma semana.
O evento, realizado no Altar da Pátria, foi promovido pela Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, em parceria com a 1ª Companhia Independente da Brigada Militar e o Poder Legislativo Municipal.
PRESENÇAS E HOMENAGENS
Participaram da cerimônia o secretário municipal de Meio Ambiente, Grégory Soccol, representando o Executivo; o presidente da Câmara de Vereadores, Jefferson Karpinski; e o comandante da 1ª Companhia Independente da Brigada Militar, Major Ailton César Trindade. A Liga da Defesa Nacional foi representada pelo Coronel Moraes, além da tenente Magali Terezinha Lima, sargento Ferreira e comitiva.
Durante o ato, foi entregue ao município o diploma de participação na 88ª edição da Corrida do Fogo Simbólico, recebido pelo secretário Grégory Soccol.
TEMAS DA SEMANA DA PÁTRIA
Em 2025, o tema nacional da Semana da Pátria é o Bicentenário de nascimento de Dom Pedro II, monarca que exerceu papel decisivo na formação histórica do Brasil. Já no âmbito estadual, a homenagem será ao Grêmio Náutico União, tradicional clube social e esportivo de Porto Alegre, com mais de 100 anos de fundação e reconhecido pela formação de atletas de destaque nacional e internacional.
REFLEXÕES E VALORES
Na manifestação em nome da Liga da Defesa Nacional, o Coronel Moraes ressaltou a importância de transmitir à juventude os valores de liberdade, cidadania e respeito à pátria. “A Semana da Pátria deve trazer luzes e reflexões para que não percamos de vista nossos princípios e valores, levando à comunidade e às novas gerações a mensagem de que a pátria precisa ser cuidada com carinho”, destacou o coronel Moraes.
O presidente da Câmara de Vereadores, Jefferson Karpinski, também ressaltou a relevância da celebração. “A chegada do fogo simbólico é um momento que deve ser valorizado. Em breve teremos também a Semana Farroupilha, e eventos como esses fortalecem nossos costumes, nossa cultura e a identidade gaúcha”, afirmou.
As atividades da Semana da Pátria em Getúlio Vargas ocorrerão de 1º a 7 de setembro, com o hasteamento dos pavilhões sempre às 9h e o arriamento às 17h, no Altar da Pátria. (Texto e fotos: Ascom PMGV)