Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto tem mais eleitores que habitantes / Coluna Contexto, por Neivo A T Fabris

Mais eleitores que habitantes em
dois municípios da 70ª Zona Eleitoral
A coluna apurou os números divulgados no início da semana pelo Tribunal Regional Eleitoral. Nos seis municípios da 70ª Zona Eleitoral, 28.927 eleitores estão aptos a votar em seis de outubro. Em Erebango, que segundo o IBGE 2022 tem uma população de 3.054 habitantes, são 2.694 eleitores, 150 a mais do que no pleito de 2020. No município de Estação são 4.883 eleitores, um acréscimo de 19, e uma população de 5.582 habitantes. Outros dois municípios também terão mais eleitores neste ano. Ipiranga do Sul teve um acréscimo de 249, alcançando o número de 2.197 eleitores, 477 a mais do que os 1.720 habitantes apurados pelo último censo. E Sertão, com 234 novos, totalizando 5.075 eleitores, numa população de 5.541 habitantes.
II
E dois municípios, Getúlio Vargas e Floriano Peixoto, tiveram uma redução no número de votantes. Em Getúlio Vargas, o segundo maior colégio eleitoral dentre os 32 integrantes da Amau, com uma população de 16.602 habitantes, são 12.217 eleitores, 954 a menos do que há quatro anos. E, por fim, Floriano Peixoto, onde 1.861 eleitores estão aptos a votar no primeiro domingo de outubro, teve uma redução de 44 votantes em relação à última eleição local. Em que pese ter reduzido em mais de quatro dezenas o número de eleitores, sua diferença em relação aos 1.668 habitantes é superior a 193 eleitores.
III
No município de Erechim, o mais populoso do Alto Uruguai, 80.038 eleitores estão aptos a escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. No último quadriênio o aumento foi de 750 eleitores. Na outra ponta, com 1.417 eleitores, está Carlos Gomes, com um acréscimo de 37 votantes em relação a 2020. O RS tem 8.682.742 pessoas aptas a participar das eleições. O eleitorado da unidade da federação mais meridional do Brasil cresceu apenas 1,04% em relação às eleições de 2022, e 3,08% em comparação com o último pleito municipal, realizado em 2020. Do total de eleitores do RS, 83,5% possuem dados biométricos coletados na Justiça Eleitoral.
IV
A capital Porto Alegre ponteia com 1.096.641 eleitores. Na sequência estão Caxias do Sul, com 347.190; Canoas, com 259.593; Pelotas, com 248.634; e Santa Maria, com 209.396. Nas cidades com mais de 200 mil eleitores é prevista a possibilidade de segundo turno para o cargo de prefeito, caso nenhum candidato consiga a maioria absoluta dos votos no primeiro turno. Quanto ao perfil, 53% do eleitorado são do gênero feminino. Com idade entre 16 e 17 anos estão 51.577 eleitores, para quem o voto não é obrigatório, mas que poderão exercer a cidadania em seis de outubro.
Curtas
# A convenção municipal do MDB de Getúlio Vargas, que estava programada para este sábado (27), foi transferida para o próximo (03).
# Nos bastidores é grande o movimento dos pré-candidatos do MDB à majoritária e seus apoiadores.
# De acordo com uma importante liderança do MDB, a escolha do candidato a prefeito será voto-a-voto.
# A última vitória para majoritária foi na eleição de 1992, com a eleição do prefeito Albino Beledeli e do vice-prefeito Júlio Jorge Oleksinski, há exatos 32 anos.
# O PL, presidido por Júlio César dos Santos, vai realizar a convenção para definir os candidatos à majoritária e proporcional na segunda-feira (29).
# A convenção do PL será na sala um do número 570 da Rua Dr. João Carlos Machado, na esquina com a Rua Major Cândido Cony.
# Na pauta da sessão ordinária da Câmara de Getúlio Vargas, moção de parabéns à Escola Zanshin Karate Do pelas medalhas conquistadas no 11º Campeonato Brasileiro de Karatê ocorrido em Capinzal.
# Também na sessão de quinta-feira (25), pedido de providência do vereador Jeferson Karpinski (PP) para que o Executivo construa canteiros centrais no trecho da Av. Borges de Medeiros, entre as ruas Eduardo Barreto Vianna e Frei Gentil.
# Um outro pedido de providência, assinado pela vereadora Inês Aparecida Borba (MDB), solicita reparos na estrada da Linha Sete, nas proximidades da residência da família Kamanski.
Dito & Feito:
Dirigentes e associados da Accias, Sindicato Rural de Getúlio Vargas, CDL e Sutraf Alto Uruguai, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Emater, participaram, na noite de terça-feira (23), do lançamento da Expo Getúlio Vargas 2024. De igual modo, a rainha do município e da Expo 2024, Milena Taliza Cazzonato, e a princesa Vanusa Vieira da Silva, patrocinadores, parceiros, convidados e imprensa. Marco do calendário regional, o evento programado para os dias 10, 11, 12 e 13 de outubro, será novamente a vitrine do potencial econômico de diferentes setores. Atendendo o convite da comissão organizadora da expo-feira, o diretor executivo da Sicredi Sul Minas RS/MG, Roberto Frumi, ministrou a palestra “Cenário Econômico: desafios e oportunidades”. Ele apresentou um panorama da economia internacional e local, abordando temas como inflação, taxa de juros e contas públicas. Frumi destacou um cenário não tão pessimista para o futuro, projetando um crescimento do PIB do RS em torno de 1,5%, apesar das adversidades climáticas que impactaram o Estado. No registro os presidentes do Sindicato Rural, Luiz Carlos da Silva, da CDL, Gilberto Dücker, e da Accias, Roberto Paulo Galina; o palestrante Roberto Frumi; o coordenador do Sutraf, Nilton Scariot; a chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Denise Klitzke; e o prefeito Mauricio Soligo.
Comentários (0)