Memorável – Contexto, por Neivo A T Fabris / Edição de 20/12/2024.

Uma diplomação memorável na 70ª Zona Eleitoral
Acompanho como profissional da imprensa as cerimônias de diplomação dos integrantes dos poderes executivo e legislativo dos seis municípios da Zona Eleitoral desde o ano de 1988. Ao longo dos últimos 36 anos foram nove solenidades, incluindo a realizada no final da tarde de terça-feira (17). Fui mesário, secretário e presidente da 60º Seção Eleitoral, localizada no prédio da Câmara de Vereadores. Também tive a honra de integrar a Junta Eleitoral da 70ª Zona Eleitoral, com sede em Getúlio Vargas em pelo menos quatro oportunidades. E por fim, como historiador, pesquisei e redigi artigos e livro sobre o processo que resultou na emancipação do município em 18 de dezembro de 1934, a primeira eleição ocorrida em novembro de 1935, os governos no período do Estado Novo (1937-1945), e os pleitos seguintes do século XX e do atual.
II - Mas com toda a certeza a cerimônia de diplomação das vereadoras e vereadores, prefeitos, e vice-prefeitas e vice-prefeitos, eleitos dos seis municípios, realizada nesta semana, foi a mais marcante. O discurso de abertura feito pela Juíza da 70º Zona Eleitoral, Milena Motta de Carvalho, foi ouvido com a máxima atenção pelo público presente no Auditório da Faculdade Ideau. Após saudar as autoridades a Magistrada seguiu com a seguinte frase: “Hoje, celebramos a diplomação dos eleitos, um momento que representa o reconhecimento do voto de confiança depositado pela população”. E prosseguiu: “Cada um das senhoras e senhores que hoje recebe o diploma carrega consigo uma responsabilidade imensa. O cargo que passarão a ocupar não é um fim em si mesmo, mas o início de uma jornada que deve ser pautada pela ética, pela transparência e pelo incansável trabalho em prol da sociedade”.
III - Pertinaz, pontuou: “Não se esqueçam, que, independentemente, da agremiação partidária a que pertencem, existem normas programáticas na Constituição Federal de 1988, as quais servem de parâmetro para criação de políticas públicas que devem ser permanentes para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária”. Destacou ainda. “Os senhores e as senhoras foram escolhidos pelo povo, que lhes confiaram a árdua tarefa de administrar os escassos recursos públicos para solucionar as infinitas demandas para concretização dos direitos fundamentais à moradia, saúde física e mental, segurança, educação primária e infância e juventude, por exemplo. Para isso, é necessária a consciência e conhecimento dos candidatos e das candidatas eleitas sobre as maiores necessidades dos cidadãos que representam”.
IV - Reafirmou: “O Poder Judiciário está aberto para o diálogo entre os três poderes com o objetivo de fornecer informações sobre os dados coletados com objetivo de implementar os direitos fundamentais assegurados constitucionalmente”. E lançou um desafio ao executivo e legislativo de Getúlio Vargas: “Como juíza de direito da 2ª Vara da Comarca, destaco a necessidade da criação de um projeto de lei municipal para implementação das famílias acolhedoras no âmbito da infância e juventude, criação de fluxos, pelo poder executivo local, para encaminhamentos de pessoas com doença mental em conflito ou não com a lei, conforme o atual regramento jurídico acerca da política antimanicomial, fortalecimento da rede assistencial e qualificação dos conselheiros tutelares”.
V - E encerrou o discurso, seguido por efusivos aplausos “As senhoras e senhores eleitos devem lembrar que representam todos os cidadãos dos municípios para o qual foram eleitos, tenham sido ou não seus eleitores, e que o serviço a ser prestado destina-se ao público, primando sempre pelos interesses de toda a comunidade para que possamos avançar como civilização. É preciso agora, ratificar as promessas de campanha e fazer um pacto pelo bem-estar comum. Parabéns aos eleitos e às eleitas, e que a caminhada que se inicia seja guiada pelo diálogo, pela justiça e pela verdade. Desejo sucesso no exercício de vossos mandatos e que no futuro possam ser lembrados pelas boas realizações que deixaram aos seus municípios”.
Curtas
# O legislativo getuliense realizou na noite de quinta-feira (19) a penúltima sessão de 2024.
# Dos nove vereadores, um do União, três do MDB, e cinco do Progressistas, sete vão se despedir na sessão ordinária na próxima sexta-feira (27).
# O vereador Dinarte Farias (PP) foi eleito vice-prefeito e apenas os vereadores Jeferson Karpinski (PP) e Aquiles Pessoa da Silva (PP) foram reeleitos.
# Na pauta da sessão sete projetos de lei do executivo, dentre os quais a que autoriza o convênio de cooperação com os municípios de Estação, Erebango, Ipiranga do Sul, Floriano Peixoto, Sertão e Charrua.
# O convênio entre os sete municípios é para gestão associada de serviços públicos.
# Também foi aprovado pedido para instalação de quebra-molas, instalação de placas de trânsito, e projeto de decreto do legislativo que estabelece ponto facultativo.
# De igual modo aprovada moção de parabenização ao atleta Tiago Perez, pelas inúmeras conquistas ao longo de 2024.
# Tiago Perez, familiares e amigos acompanharam a sessão realizada no plenário da Câmara e recebeu congratulações dos vereadores.
# Na oportunidade, Ivonete Delfino, suplente de vereadora da bancada do PP, entregou uma placa ao atleta getuliense.
# As sessões de posse das vereadoras e vereadores, prefeitos, e vice-prefeitas e vice-prefeitos de Erebango, Estação, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, e Sertão vão ser realizadas na manhã do dia 1º de janeiro.
# Em Erebango, às 09h30min, no Salão Paroquial, em Estação às 09h45min horas, também no Salão Paroquial da Matriz Santa Terezinha.
# No município de Ipiranga do Sul, às 09h30min na Câmara de Vereadores, e em Getúlio Vargas, às 9h, também na Câmara de Vereadores.
# Em Sertão, será às 10h, no Sindicato Rural, e Floriano Peixoto irá definir o dia, hora e local na manhã desta sexta-feira.
Dito & Feito:
A concessão e duplicação da ERS-135 foi o tema da audiência pública realizada na manhã de quinta-feira (19) na Câmara de Vereadores de Erechim. Dentre as autoridades presentes, Pedro Capeluppi, Secretário de Parcerias e Concessões, a deputada estadual Delegada Nadine (PSDB) e o colega deputado Paparico (PL). Prefeitos dos municípios servidos pela rodovia que liga Erechim a Passo Fundo, Maurício Soligo (PP), Geverson Zimmermann (PSDB) e Valmor Tomelero (MDB) ocuparam a primeira fila do plenário. Dentre as ponderações feitas, o prefeito de Erebango indagou acerca da antiga demanda da construção do trevo de acesso à sede do município. O prefeito de Estação questionou sobre a instalação futura de uma balança junto ao pedágio. Zimmermann revelou que veículos com carga muito acima do permitido circulam diariamente pela estrada, principal causa de danos e da necessidade de permanentes obras de restauração.
Comentários (0)