Projeto Sucuri. Contexto, por Neivo A T Fabris. Edição de 21/03/2025.

Projeto Sucuri. Contexto, por Neivo A T Fabris. Edição de 21/03/2025.

Projeto Sucuri
Na manhã de quinta-feira (20), o site do jornal Boa Vista apresentou, em primeira mão, a notícia que uma empresa erechinense firmou um contrato para a construção da maior planta de celulose do Brasil. De acordo com a matéria assinada por Egídio Lazzarotto, o negócio representa um marco para a Intecnial, fundada no ano de 1968. Pioneira no Bairro Industrial de Erechim, a Intecnial fechou sua primeira operação com projetos em papel e celulose no ano de 2000. Nos anos seguintes foi a responsável pela implantação das maiores plantas industriais de extração de óleo no mundo, instalação de fábricas de extração de biodiesel, e produção contínua de tanques de transformadores para o General Eletric. Referência na fabricação de equipamentos em todo o país, a Intecnial é parceira de empreendimentos nos segmentos de energia, nutrição animal, madeira e celulose, MDF, entre outros.

II
A mais nova parceira da Intecnial é a Arauco, que figura na Forbes Agro 100 no segmento do Brasil. Ela está entre as maiores empresas de celulose e madeira do planeta, com um milhão de hectares de florestas, dos quais mais de 100 mil no Brasil. Atuando no país há mais de uma década, a Arauco possui, atualmente, quatro fábricas em território nacional. O Projeto Sucuri é o mais novo empreendimento da empresa fundada no Chile, em 1973. O empreendimento será instalado em Inocência, no Mato Grosso do Sul, município com cerca de 10 mil habitantes. Para atender o mais novo cliente a Intecnial terá que contratar, no mínimo, 70 profissionais qualificados. Para a matéria citada, o diretor da Intecnial SA, Airton Folador, declarou que está sendo necessária a busca de trabalhadores em outras regiões para atender a demanda, em função da escassez de mão de obra qualificada.

Curtas

# Reconhecido como um dos principais eventos do agronegócio na região, o Fórum Norte Gaúcho do Trigo e do Milho acontecerá em Getúlio Vargas, no dia 25 de abril.
# Dentre os destaques do evento, a palestra da meteorologista Estael Sias, que trará uma análise sobre as projeções climáticas para 2025.
# O pesquisador Elmar Luiz Floss vai abordar a ecofisiologia e nutrição do milho para altos rendimentos, trazendo orientações estratégicas para o manejo da cultura.
# O especialista Ruy Augusto da Silveira Neto analisará as perspectivas de mercado para milho e trigo, tema essencial para produtores que buscam maior previsibilidade em suas atividades.
# Em sua 12ª edição, o Fórum Norte Gaúcho do Trigo e do Milho é promovido pelo Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Prefeitura, Accias, Faculdades Ideau, Emater-RS/Ascar e Associação dos Engenheiros Agrônomos do Alto Uruguai.
# Roberta Dall’Agnol Rigo será a patrona da 25ª Feira do Livro de Getúlio Vargas, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de abril.
# O anúncio oficial ocorreu na quarta-feira (19), durante o encontro da escritora com o prefeito Paulo Prezzotto (PL), a titular da Smecd, Luciane Spanhol Bordignon, e Mariele Bressan, do Departamento Cultural.
# “Celebrando a leitura pelo encanto da literatura” é o tema da 25ª edição da Feira do Livro de Getúlio Vargas; e “A leitura nos conecta: somos o que lemos”, o slogan.
# A programação ainda não foi divulgada, mas a boa nova é que a Feira do Livro voltará para o Calçadão da Praça Flores da Cunha.
# A frota de ambulâncias de mais de 100 municípios do RS foi ampliada com outras 113 unidades.
# A iniciativa do Ministério da Saúde coloca o Estado no ranking da 3ª maior frota do país, somente atrás de SP e do PR.
# Do lote de mais de uma centena de novas ambulâncias, 98 são para a renovação da frota do Samu, e outras 15 para expandir a cobertura de atendimento.
# Dentre os 32 municípios da Amau foram contemplados os de Campinas do Sul, Erechim, Erval Grande e Marcelino Ramos.

Dito & Feito:

O médico pediatra Daniel José Caramori foi homenageado pelos 50 anos de atividade profissional. A solenidade, realizada no dia 13 de março, reuniu integrantes da diretoria do Hospital Santo Antônio Estação e do Complexo Diamantina, respectivamente mantenedora e gestora da tradicional casa de saúde. Também prestigiou o evento o prefeito Geverson Zimmermann, colegas médicos e funcionários do hospital.

Dito & Feito II:

 Com recursos próprios, o município de Floriano Peixoto construiu uma nova ponte de concreto sobre o Rio do Peixe. A inauguração da obra, que recebeu investimento de aproximadamente R$ 700 mil, reuniu autoridades e a comunidade na manhã de sábado (15).
No registro, o prefeito Jair Ostrowski (MDB) e a vice-prefeita Daiane Bonetta (PP), e Orlei Giaretta (MDB) e Odacir Malacarne (PP), prefeito e vice-prefeito da gestão anterior, quando as obras foram projetadas e tiveram início. Uma nova ponte, sobre o Rio Abaúna, localizada na Comunidade Nossa Senhora do Rosário, está sendo construída. A estrutura de concreto armado da nova ponte, com seis metros de largura e 24 de comprimento, fica na divisa com o município de Getúlio Vargas, e conta com recursos oriundos da Defesa Civil, em processo encaminhado pela municipalidade.