Secretaria da Saúde do RS e Hospital de Clínicas inauguram Serviço Especializado de Referência à Saúde da Mulher

Pacientes da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde serão referenciadas para atendimento especializado no novo ambulatório.
Os sessenta e dois municípios que integram a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde terão atendimento especializado no cuidado integral em saúde da mulher com a inauguração do Ambulatório SERMulher. O evento foi realizado nesta quinta-feira (26.06) com a presença da Secretária Adjunta da Saúde, Ana Costa e demais autoridades.
A unidade receberá incentivo financeiro estadual no valor de R$ 200 mil, em parcela única, para implantação e R$125 mil para o custeio mensal dos serviços. “Temos o compromisso de atender as pessoas com cuidado e com excelência e não posso deixar de reconhecer o quanto a região de Passo Fundo responde às necessidades da região nos serviços de saúde, por isso tenho certeza que no SERMulher não será diferente”, ressaltou Ana Costa, secretária-adjunta da Saúde.
O serviço entra em operação a partir de 1º de julho e fica localizado junto ao Ambulatório de Especialidades UFFS/HC, na rua Teixeira Soares. “Recebemos honrados esta responsabilidade ao sermos escolhidos como referência do SERMulher para todos os municípios da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde. O hospital também é um canal que aproxima as pessoas das políticas públicas e acolhe a vida, muitas vezes em seu estado de maior vulnerabilidade.” enfatizou o presidente do HC, Paulo Adil Ferenci.
O Serviço Especializado de Referência à Saúde da Mulher (SERMulher) tem o objetivo de oferecer atendimento ambulatorial especializado em linhas de cuidado da saúde da mulher. Os atendimentos contemplam as principais necessidades em saúde identificadas a partir da avaliação dos dados epidemiológicos na saúde da mulher. Os serviços são referências especializadas para casos encaminhados pelas unidades de saúde da atenção primária à saúde dos municípios nas especialidades de ginecologia e mastologia.
“Não tenho dúvidas de que aqui a gente vai atingir o objetivo do SERMulher, agilizando o serviço e otimizando o tempo entre o diagnóstico e o tratamento. A gente receberá a paciente que já começou o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde, para que ela possa ter acesso ao tratamento mais rápido e a resolução seja mais eficaz. A equipe fará o que estiver a nosso alcance para que a paciente chegue no objetivo final do seu tratamento.” Enfatizou a coordenadora médica do SERMulher em Passo Fundo, Dra. Camila Westphalen.
Comentários (0)