Sementes Estrela opera 100% com energia solar e garante sustentabilidade

Em um marco de sustentabilidade para o agronegócio, uma unidade de beneficiamento de sementes no Rio Grande do Sul opera com 100% de energia solar, demonstrando como práticas inovadoras podem aliar eficiência operacional e responsabilidade ambiental. Com uma usina fotovoltaica de 1MW instalada, o projeto da Sementes Estrela não apenas reduz a emissão de carbono, mas também estabiliza os custos energéticos e potencializa a competitividade da empresa. A iniciativa, que reflete o compromisso com um futuro mais sustentável, rendeu à unidade a certificação Selo Solar, consolidando sua posição como referência em práticas ESG no setor agrícola.
Com um espírito empreendedor e visionário, o empresário Guidálio Fischmann deu início à produção de sementes de trigo e soja na até então chamada GF Sementes, no interior de Jacutinga (RS). Ao longo dos anos, a iniciativa semeada ali renderia bons resultados.
“Com dinamismo, muito trabalho, dedicação, profissionalismo e pesados investimentos em tecnologias, os frutos foram consequência. Tendo a excelência em qualidade presente em seu DNA, a Sementes Estrela tornou-se referência no mercado nacional, oferecendo sementes certificadas, de alta tecnologia e assistência técnica especializada”, conta Silvana Spiazzi, CEO do atual Grupo Vega, que é formado pela Sementes Estrelas, fundado em 1975, e pela Futura Agrícola.
Hoje, a Sementes Estrela tem matriz localizada em Erechim (RS) e conta com duas modernas unidades de industrialização em Jacutinga (RS) e Tupanciretã (RS), onde também possui um Centro de Armazenagem e Distribuição. A empresa trabalha com um amplo portfólio de sementes, todas 100% licenciadas e certificadas, em parceria com as principais provedoras do Brasil. “Disponibilizamos aos agricultores as melhores opções em vigor e performance para as principais regiões produtoras, visando a satisfação do agricultor naquilo que ele mais procura: produtividade e resultado”, explica Silvana.
O compromisso com o produtor motiva o grupo a modernizar suas infraestruturas constantemente. Atualmente, contam com um campo experimental em Jacutinga, utilizado para pesquisas e testes de novos materiais, além de dois laboratórios próprios para análises de sementes, credenciados ao Ministério da Agricultura (MAPA), e profissionais qualificados envolvidos em todas as etapas de produção.
Essa busca incessante por excelência, crescimento e modernização – que há quase cinco décadas integra as prioridades do Grupo Vega – foi um dos fatores que motivou a equipe a implementar um projeto de energia fotovoltaica. Segundo Silvana, a inovação, a preocupação com o meio ambiente e a adoção de práticas sustentáveis sempre estiveram no DNA da empresa. Com a ampliação da unidade de Jacutinga, o grupo viu a oportunidade de investir em um projeto de energia solar para garantir o fornecimento de 100% da energia consumida neste local.
“Investir em energia solar para uma unidade de beneficiamento de sementes é movido por uma combinação de compromisso com a sustentabilidade e busca por eficiência operacional. Ao adotar essa fonte de energia limpa, a empresa não apenas reduz significativamente sua emissão de carbono, mas também demonstra responsabilidade ambiental, alinhando-se às expectativas de um mercado cada vez mais consciente. Além disso, a energia solar proporciona uma economia substancial a longo prazo, protegendo a empresa contra flutuações nos custos de energia e melhorando a sua competitividade. Este investimento reflete uma visão de futuro, onde a sustentabilidade não é apenas uma meta, mas um imperativo estratégico para a prosperidade contínua da empresa”, reflete.
A CEO também comenta sobre a seleção das soluções Ag Solar da Valley e conta sobre os processos de desenvolvimento do projeto inicial. “O contato iniciou em 2020. Já conhecíamos algumas pessoas da empresa, e por ser uma referência na área de irrigação, tínhamos a segurança de que seria da mesma forma na energia solar. Todos os profissionais envolvidos sempre foram muito dedicados e empenhados em encontrar a melhor solução para nosso negócio. Foram muitas reuniões, muitas interações com o time para que fosse definido e executado o projeto ideal”, relembra.
O projeto culminou na instalação de uma grandiosa usina fotovoltaica de 1MW de capacidade instalada. Desde que foi colocado em funcionamento, o projeto garante uma série de benefícios e potencializa as operações da planta industrial da Sementes Estrela. “Hoje estamos com a usina operando 100%, e observando a economia nas faturas de energia. Ela contribui para a própria estabilidade da rede como um todo e é motivo de orgulho para todos nós. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos até agora e continuaremos a monitorar e otimizar o desempenho da usina para maximizar seus benefícios”, afirma Silvana.
Após a instalação da usina fotovoltaica, a Sementes Estrela recebeu o Selo Solar, que garante que o projeto fotovoltaico da fazenda atende uma série de diretrizes de sustentabilidade. De acordo com Silvana, a conquista é um marco para toda a equipe do Grupo Vega.
“A Sementes Estrela orgulha-se de possuir o Selo Solar, uma certificação que atesta o projeto fotovoltaico na unidade, e por estar muito alinhada com as práticas ESG, possui um comitê que conduz iniciativas que abrangem múltiplas áreas e demonstram um compromisso genuíno com a responsabilidade ambiental. Para nós, essa conquista representa mais do que um reconhecimento; é a materialização do nosso compromisso com o futuro do agronegócio”, pondera.
“A sustentabilidade desempenha um papel central em todas as nossas operações no campo, guiando decisões que visam não apenas a eficiência produtiva, mas também a preservação dos recursos naturais para as próximas gerações. Com o Selo Solar, reafirmamos nossa dedicação em aliar tecnologia e responsabilidade ambiental, garantindo que cada semente cultivada por nós contribua para um ciclo produtivo mais consciente e duradouro”, completa.
À medida que a Sementes Estrela se aproxima de seus cinquenta anos de história, segue caminhando com força, frescor e uma constante busca por inovação. No mercado, é uma veterana que se mantém atualizada e alinhada com as mais recentes tendências do agronegócio moderno, sem perder de vista seus valores fundadores. Essa combinação de tradição e modernidade garantem sua posição de destaque e relevância no setor. Tudo isso, é claro, contando com boas parcerias.
“A Valley é uma empresa muito reconhecida no mercado, tem uma história e tradição em tecnologia que têm sido fundamentais para impulsionar os resultados da Sementes Estrela, elevando nosso patamar de eficiência e produtividade. Na Sementes Estrela, valorizamos e procuramos sempre estar alinhados com nossos parceiros na busca por soluções sustentáveis”, conclui Silvana Spiazzi.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Comentários (0)