Tribuna Livre: Secretária de Educação de Getúlio Vargas apresenta esclarecimentos sobre contratações e ampliação da rede municipal de ensino na Câmara de Vereadores

Luciane Spanhol Bordignon destacou o crescimento no número de matrículas e a necessidade de novos profissionais para atender à demanda
A secretária municipal de Educação de Getúlio Vargas, Luciane Spanhol Bordignon, utilizou o espaço da Tribuna Livre durante a sessão plenária ordinária realizada na quinta-feira (13/03) para apresentar esclarecimentos sobre as contratações de professores e auxiliares de educação no município por meio de Processo Seletivo de Excepcional Interesse Público. O pronunciamento atendeu a um convite dos vereadores, com o objetivo de detalhar as ações da pasta diante do aumento no número de alunos matriculados na rede municipal.
Luciane explicou que, em 2024, o município contava com 1.297 alunos, número que subiu para 1.533 em 2025, o que demandou a ampliação do quadro de profissionais da educação. De acordo com a secretária, esse aumento de matrículas resultou na criação de oito novas turmas e na implementação do ensino em tempo integral em algumas escolas da rede.
“Em 2025, a rede municipal de ensino teve um aumento de 236 alunos, o que refletiu diretamente na necessidade de ampliação do quadro de profissionais, tanto professores, quanto auxiliares”, explicou Luciane.
Entre as ações apresentadas, está a ampliação da oferta de ensino integral nas escolas XV de Novembro e Cônego Stanislau Olejnik, atendendo alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental. Luciane também destacou a municipalização da Escola Manoel da Nóbrega, que passou a atender 10 turmas do primeiro ao quinto ano, com aproximadamente 260 alunos.
Além disso, a secretária mencionou a necessidade de contratação de auxiliares para garantir o atendimento adequado a alunos da educação inclusiva:
“Atualmente, temos 44 alunos em atendimento educacional especializado e uma lista de espera com 22 estudantes. Esse número reforça a necessidade de contratação de profissionais para assegurar a qualidade do ensino e o suporte pedagógico”, afirmou.
Luciane Spanhol Bordignon enfatizou que todas as contratações seguem os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Ela também ressaltou que as decisões são baseadas em diagnósticos técnicos, estudos pedagógicos e análise do impacto financeiro para o município.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CMV DE GETÚLIO VARGAS
Comentários (0)