Acolher para cuidar: SESMT do Hospital de Clínicas promove Workshops sobre acolhimento e saúde mental.

Acolher para cuidar: SESMT do Hospital de Clínicas promove Workshops sobre acolhimento e saúde mental.
O acolhimento foi o tema da primeira palestra da série de workshops sobre saúde mental

Acolher a si e ao outro é o primeiro passo para cultivar a saúde mental, tema fundamental para a vida pessoal e no ambiente de trabalho. O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT do HCPF incentivou os gestores da instituição à reflexão sobre este assunto na última semana. 

 

O acolhimento foi o tema da primeira palestra da série de workshops sobre saúde mental que serão promovidas ao longo do ano pelo SESMT.

 

"Todos nós estamos sujeitos a ter problemas emocionais e a Medicina do Trabalho está diretamente envolvida com isso, assim como todos estão envolvidos com a segurança e com a saúde de cada um que trabalha aqui no hospital." destaca o médico do Trabalho, Dr. Luiz Maurício Beltrame.

 

Os trabalhadores da área da saúde são expostos a riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, psicossociais e de acidentes e devem atualizar-se constantemente sobre medidas de prevenção e condutas que envolvem estes riscos. "Como gestores, precisamos estar em constante evolução e muito se fala na educação continuada na gestão, então iniciamos este workshop que terá duração de quatro meses" complementa Luana Santos, supervisora do SESMT.

 

Estes eventos integram as ações previstas na NR17, que a partir deste ano passou também a contemplar os cuidados com a saúde mental entre os riscos psicossociais. "Na NR 17 está incluído os fatores psicossociais, que são os riscos que podem levar ao adoecimento mental, isso envolve regulamentação no trabalho, relacionamento interpessoal, carga e estresse no trabalho.  Dentro do projeto que estamos desenvolvendo de saúde mental, também existe um fluxo de atendimento onde, quando os gestores notarem que há alguém em sofrimento mental, esta pessoa deve ser encaminhada para o SESMT para avaliação clínica e seguimento." enfatiza Dr. Beltrame.

 

 

Acolher é cuidar sem julgar: abra seus braços.

 

O filósofo, psicólogo e professor do curso de Medicina da UFFS,  Vanderlei Farias foi o responsável pela primeira edição do Workshop Cuidando de Quem Cuida.

 

"Quando a gente fala em acolhimento o que vem à mente é que acolher é um ato de hospitalidade. Ser bem recebido é uma experiência que marca, fica muito forte em nossa memória afetiva."  destacou o palestrante aos participantes do evento.

 

Vanderlei também destacou a responsabilidade individual pelo acolhimento e pelo cuidado. "O objetivo da palestra é contribuir para o ambiente de trabalho saudável promovendo a saúde mental e a qualidade dos atendimentos realizados no hospital." pontuou.

 

As habilidades de acolhimento e cuidado desenvolvidas fazem parte de uma cultura que envolve pacientes, colegas, o lugar onde se trabalha e também o autocuidado. "Todo ambiente de trabalho envolve riscos e complexidades, mas trabalhar em um hospital nos coloca muito próximo da dor e do sofrimento das outras pessoas. Então, trabalhar na área da saúde exige muitas habilidades, mas principalmente saber acolher e cuidar." enfatizou o palestrante.

 

Nos próximos meses as ações sobre o tema continuarão como forma de educação continuada a todos os gestores e colaboradores.

 

 

Natieli Batistela

Comunicação Social

Hospital de Clínicas