Cooperar é preciso, por Neivo A T Fabris. Contexto, edição de 04/7/2025.

Cooperar é preciso
Ao escrever as matérias do especial Dia internacional do Cooperativismo, celebrado neste primeiro sábado de julho, lembrei do professor Otávio Stawinski. Nas aulas de Organização e Técnicas Comerciais, que ministrava no segundo ano do Curso Técnico em Contabilidade do Colégio Cristo Rei, discorria com paixão sobre o cooperativismo. Foi numa delas que soubemos que a Cooperativa de Produção de Banha Santana Ltda e a Cooperativa Tritícola de Getúlio Vargas estavam passando por um processo de fusão. Ambas possuíam sede na então Estação Getúlio Vargas, com abrangência em toda a região. Uma terceira cooperativa, a Vitivinícola Serrana Ltda também estava instalada na mesma localidade.
II - Gerente do Banco da Província, o marido da também professora Lisolete Farias Stawinski, pais da colega Marlova e de Otávio Stawinski Júnior, apontava o enorme leque de cooperativas existentes, com destaque nas de crédito. Sobre o ramo, revelou que no Canadá, Estados Unidos e França, e em muitos outros países, elas predominam. Visionário, antevia o fenômeno dos sistemas financeiros – Sicredi, Cresol, Unicred, Sicoob, e outras tantas, com forte atuação em todo o Brasil neste século XXI. Ensinou que além das cooperativas agropecuárias e de crédito havia um grande leque, como as de saúde, trabalho, produção de bens e serviços, transportes e consumo.
III - Dentre os trabalhos solicitados naquele ano de 1976, um sobre as cooperativas de consumo. Toda a turma tirou de letra e, além das enciclopédias da Biblioteca Pública Municipal, a atividade de campo incluiu visita às duas existentes em Getúlio Vargas: a Cooperativa de Consumo dos Funcionários do Curtume Erê, e a Cooperativa de Consumo dos Funcionários da Serramalte. A primeira, instalada na Av. Severiano de Almeida, era administrada pelo Volmir Santolin, e a segunda, que atendia num dos prédios ao lado do escritório da cervejaria, por Irani Scariot. Como outras tantas cooperativas de consumo, dentre as quais a dos Empregados da Viação Férrea do RS (COOPFER) fundada em 1909, as de Getúlio Vargas fecharam as portas.
IV - A contribuição dos Irmãos Maristas em Getúlio Vargas foi muito além do ensino de qualidade, com forte viés humanista. Empreendedores, os religiosos da ordem fundada por Marcelino Champagnat, merecidamente homenageado com nome de bairro local, tiveram destacada contribuição social e econômica. O Irmão Paulo da Cruz foi entusiasta da fundação da Cooperativa Tritícola de Getúlio Vargas Ltda. Juntamente com Darcilo e Guido Giacomazzi, Ernesto Bergamini, João Predebon Filho, e dezenas de produtores rurais foi signatário da ata de fundação lavrada no dia quatro de agosto de 1957.
Foto - Da série “Vistas de Getúlio Vargas”
Curtas
# A atenção à saúde dispensada pelo município de Estação fica evidente no balanço de serviços prestados no mês de junho e divulgados na quarta-feira (02).
# Ao longo do último mês os agentes de saúde realizaram 2.505 atendimentos, a farmácia 2.280, a enfermagem 1.751, e os médicos 1.385.
# O titular da pasta da Saúde conversou com 710 pessoas, foram realizados 455 exames e consultas fora do município, 290 viagens com pacientes, e 179 atendimentos odontológicos.
# Quatro pedidos de providências e um projeto de lei do Executivo entraram na pauta da sessão da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas na noite de quinta-feira (03).
# O projeto solicitou autorização para que o Executivo firme parceria via termo de fomento com a Accias.
# Neste primeiro ano do período Legislativo os vereadores de Getúlio Vargas apresentaram 44 pedidos de providências, uma média de 2,75 em cada uma das 16 sessões.
# O de nº 42, do vereador Jorge Volmar dos Santos (MDB), sugere estudo para instalação de um toldo em frente ao ponto de táxi e uma peça no mesmo local para abrigar os chapas que prestam serviços.
# O Sutraf Getúlio Vargas realiza no dia 19 de julho, na Comunidade do Santuário, em Estação, a posse da nova diretoria que terá como coordenadora Silvane Valença.
# Na oportunidade a entidade celebra os 60 anos da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Getúlio Vargas e homenagens.
# A Subseção de Getúlio Vargas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizará a cerimônia de posse de sua nova diretoria, conselheiros e comissões na próxima quinta-feira (10).
# A solenidade, que marca o início da gestão 2025-2027, será realizado no Maria’s Eventos a partir das 19 horas.
Dito & Feito:
A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) aprovou, na manhã de terça-feira (01), o Projeto de Lei 144/2023, que confere ao município de Quatro Irmãos o título de “Cidade Símbolo da Imigração Judaica no Rio Grande do Sul”. A proposta, de autoria da deputada Silvana Covatti (PP), teve tramitação conclusiva, garantindo o reconhecimento oficial da relevância histórica e cultural de Quatro Irmãos para a comunidade judaica no Estado.
Comentários (0)